As instituições de Educação Infantil têm como objetivo tornar acessíveis, a todas as crianças que as frequentam, elementos culturais que enriqueçam seu desenvolvimento e ajudem na inserção social. “É necessário que as instituições ofereçam às crianças condições de aprendizagem através das brincadeiras e de situações pedagógicas planejadas, portanto tem de haver critérios”, afirma Luciana Fiel, Graduada em Economia Doméstica com atuação na Área de Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Pós-graduada em Educação: Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras Belo Horizonte. Mestre em Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Formação em PNL, ENEAGRAMA, EFT e CONSTELAÇÃO FAMILIAR.
O maravilhoso mundo dos sons encanta crianças de todas as idades e nacionalidades. Por isso, a musicalização infantil é importante para desenvolver nos pequenos não só o interesse musical, mas também diversos fatores que influenciam em sua formação pessoal.
Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela. É fazer com que ocorra uma apreciação afetiva e, indo mais além, criativa dos sons que estão a sua volta. Podemos definir a disciplina como a pré-escola da música, um conjunto de atividades que visam a sensibilização,
Especial - Um aspecto relevante, para iniciar um projeto de musicalização infantil, é o grau de conhecimento sobre música que o professor deve ter... E mais: vídeo mostrando as características desejáveis em um professor de musicalização infantil
Especial - Instrumentos musicais são objetos utilizados para produzir sons. Esses são classificados segundo a maneira como os produzem... E mais: aprenda, no vídeo, a fazer instrumentos musicais com materiais reciclados
A música na infância estimula áreas do cérebro da criança, ativando sua inteligência, sua capacidade inventiva, sua expressividade, sua percepção espacial e sonora, seu raciocínio lógico, matemático e estética. Promove a alfabetização, aumenta a concentração, o vocabulário, a interpretação e favorece o desenvolvimento de linguagens.
Na ambientação de uma festa infantil, a decoração não deve se limitar à mesa principal. É importante que todos os demais ambientes, incluindo as mesas dos convidados, estejam igualmente enfeitados com o tema da festa. Essas podem ser montadas usando-se tampos de madeirite redondos sobre mesas dobráveis, como as de bar.
O TDA/H - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é considerado um distúrbio infantil muito comum e, com bastante frequência, prejudica o rendimento escolar, mesmo que em alguns casos a criança demonstre ser capaz de aprender. Porém, existem diversas outras razões para que uma criança apresente baixo desempenho, como dificuldades emocionais, auditivas ou visuais, na leitura, entre outras.
Empreendedores dos maiores polos têxteis do Brasil estão pegando pesado na confecção de roupas para os pequenos. A investida vai desde roupinhas para bebês até crianças de oito anos de idade. A ideia é criar roupas simples, porém bonitas e na moda, para uso diário e que atendam a todas as classes sociais. O custo? O menor possível. A ideia agora é produzir muito e vender mais.
Brinquedos pedagógicos, feitos em tecido e inspirados em animais, são valiosos na educação infantil, além de uma boa opção para quem gosta de crianças e deseja iniciar um negócio. O setor tem mostrado crescimento no mercado e os equipamentos necessários são simples, máquina de costura, de corte e de enchimento dos brinquedos, como fibra de poliéster. O importante mesmo é ter criatividade.