
As instituições de Educação Infantil têm como objetivo tornar acessíveis, a todas as crianças que as frequentam, elementos culturais que enriqueçam seu desenvolvimento e ajudem na inserção social. “É necessário que as instituições ofereçam às crianças condições de aprendizagem através das brincadeiras e de situações pedagógicas planejadas, portanto tem de haver critérios”, afirma Luciana Fiel, Graduada em Economia Doméstica com atuação na Área de Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Pós-graduada em Educação: Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras Belo Horizonte. Mestre em Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Formação em PNL, Eneagrama, EFT e Constelação Familiar.
Todo educador deve lembrar que educar significa organizar as situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que estas contribuam para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em atitudes de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Você, educador, deve ver a criança como um ser autônomo, que participa ativamente de seu desenvolvimento e processo de aprendizagem, deve entendê-la e respeitá-la em sua condição, ressalta Luciana.
A criança, como todo ser humano, é um sujeito histórico e social, fazendo parte de uma organização familiar, de uma sociedade e de uma cultura que devem ser incluídas nas situações de escolarização. A matemática, através de jogos, brincadeiras, situações de contagens e resolução de problemas, surge como porta de entrada para novas competências e estratégias próprias do mundo escolar. Neste sentido, cabe aos educadores viabilizar a introdução das crianças neste novo universo, potencializando conhecimentos, contextualizando e significando tais experiências.
O objetivo do trabalho com Matemática na Educação Infantil é o desenvolvimento de uma postura de investigação, ou seja, o desenvolvimento de habilidades de formular hipóteses e testá-las, percebendo regras e verificando como funcionam. No início, as crianças devem ter uma aproximação global com os conteúdos, com atividade de calendários, com músicas sobre as séries numéricas, com a noção de espaço e outros. Nesse contexto você, educador, possui uma função importante que é propiciar às crianças um ambiente em que possam explorar diferentes ideias matemáticas, que não sejam apenas numéricas, mas também referentes à geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma prazerosa e que possam compreender a matemática como fator inserido na vida, finaliza.
* Luciana Fiel é professora do Curso a Distância CPT Desenvolvimento da Linguagem Matemática, em Livro+DVD e Curso Online.
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Por Silvana Teixeira.
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