WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Literatura infantil e contação de histórias para criar novos leitores

É importante saber como contar histórias, criar um clima que envolva a atenção das crianças

A literatura abre as comportas de compreensão do mundo

Antes de aprender a escrever e a ler, a criança inicia seu caminho de leitora ouvindo histórias, contadas pelos pais, avós, amigos, irmãos e professores. A arte de contar história é aprendida. Com as técnicas certas e os materiais adequados, você também pode ser um contador de histórias.

Novos mundos são apresentados a uma criança quando ela ouve histórias, o que, além de ampliar o connhecimento de mundo, aguça a curiosidade, o potencial crítico e a criativiade. “A literatura abre as comportas de compreensão do mundo”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do curso Literatura e Contação de Histórias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Diante disso, é importante saber como contar histórias, criar um clima que envolva e prenda a atenção das crianças. Para tanto, a princípio, você deve providenciar um lugar adequado. De acordo com a especialista em literatura, Maria Oliveira Cortes, se o lugar for ao ar livre, você deve procurar um local onde haja uma pedra ou uma árvore ao fundo.

Já nos espaços fechados, é importante que as crianças sejam posicionadas em semicírculo e devem ser evitados palco, janelas e espelhos atrás do narrador. Além disso, é bom ter em mãos alguns recursos como sucata (simulam instrumentos musicais e personagens, por exemplo), fantoches, televisão de papelão, flanelógrafos etc.

Quanto à postura do contador de histórias, ela é parecida com a de um ator de teatro, que encena e ao mesmo tempo interage com o público. Ele deve manter contato visual com as crianças. A voz merece cuidado especial, não se deve falar lentamente nem rápido demais. Para evitar a monotonia, o narrador precisa usar as inflexões na fala e variar a entonação, e falar alto de modo que todos possam escutar.

Há muitos outros detalhes importantes sobre essas técnicas que você precisa conhecer. Não deixe de se informar e se preparar para contar histórias e assim “plantarleitores.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!