WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

TDAH em adultos também é uma realidade

Os traços do distúrbio são semelhantes aos da criança e do adolescente, com as devidas modificações

TDAH em adultos também é uma realidade   Artigos CPT

Para um adulto ser diagnosticado com TDA/H – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é necessário que ele tenha apresentado os sintomas desde a infância. O transtorno não é algo que pode ser adquirido tardiamente, mas, chegar a conclusão que existe esse problema só na fase adulta é uma situação muito comum.

De acordo com o professor Dr. Paulo Mattos, psiquiatra e professor adjunto da UFRJ,  “os traços do distúrbio são semelhantes aos da criança e do adolescente, com as devidas modificações. Nos adultos é muito difícil ocorrer a reclamação da falta de atenção. A menção feita é geralmente  com relação à memorização. A pessoa esquece excessivamente dos fatos”.

Um dos sintomas do TDA/H em adultos é o forte entusiasmo, acrescido por tarefas múltiplas.

Um dos sintomas do TDA/H em adultos é o forte entusiasmo, acrescido por tarefas múltiplas.

Outro sintoma é o forte entusiasmo, acrescido por tarefas múltiplas. Mas a motivação rapidamente desaparece, perde-se o interesse e as atividades não são concluídas. “Por isso, os portadores de TDA/H não se fixam em serviços, uma vez que, além do esquecimento, não possuem ânimo para terminar os trabalhos”, acrescenta o professor Mattos, coordenador do curso A Criança e o TDA/H, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Os adultos portadores também não toleram situações muito monótonas, ou repetitivas, que exigem muito tempo sentado avaliando planilhas ou lendo algo. Alguns jamais conseguem tirar férias. Estão sempre inventando coisas para se ocupar e não conseguem simplesmente relaxar.

Segundo o professor Mattos, que também é o presidente da ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção, “na relação afetiva, eles são mais propícios a um maior número de parceiros ao longo da vida, o que gera mais incidências de divórcios. São pessoas que têm muito mais depressão e problemas com abuso e dependência do uso de qualquer tipo de drogas do que o esperado na população normal”.

O falar muito e alto é outro traço comum de adultos hiperativos. Monopolizam as conversas e não são bons ouvintes. Os indivíduos com maior grau de comprometimento nesse aspecto podem mostrar prejuízo da capacidade de empatia e, com isso, dificuldades na interação social.

Para o professor Mattos, a desorganização talvez seja o que mais revela o comprometimento das funções executivas no adulto que sofre de TDA/H. “A ausência de organizadores externos, como pais e professores, e o aumento da complexidade da vida, representada pela necessidade de dar conta de diferentes tarefas simultâneas, acabam por tornar mais visível a dificuldade de coordenar ações complexas”, diz Mattos no curso.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Izabel dos Santos Silva

12 de jul. de 2023

Sou adulta sempre tive problemas desde criança meus pais nunca percebeu hoje sou mãe e sofro muito calada nunca fui de muitas conversas gosto de ficar no meu mundo só não sou de amizades etc......

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de jul. de 2023

Olá, Izabel dos Santos Silva! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

José Anastacio Furtado

11 de nov. de 2020

Material extrema/te importante. Sou Psicólogo com intenção de me aprofundar no assunto para meu trabalho.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de set. de 2021

Olá, José Anastácio! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

Yosana Manoel

6 de jul. de 2020

Nossa! Já sou adulta e nunca imaginei que teria TDH embora eu não tivesse noção do diagnóstico ou não tenho ainda mas já estou assustada pelo que vim, porque muito tem haver comigo tudo que tá escrito aqui

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?