WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Arte e terapia com origamis

Paciência, criatividade e paz interior são alguns dos benefícios

 

Nossas mãos estão diretamente ligadas aos nossos sentimentos. Foto: DeviantART

Os benefícios do origami para quem aprecia essa atividade estão muito além da beleza artística das obras obtidas. Fazer origamis é mais que ocupar o tempo dedicando-se a um novo hobbie interessante, é também um momento oportuno para cuidar da própria saúde. Aprofunde-se nessa arte e conheça todas as consequências positivas de aprendê-la.

Você conhece os efeitos terapêuticos do origami? Ele nos ajuda a desenvolver competências comportamentais, "na execução das peças, é necessário concentração e sequência ordenada de cada etapa ou dobra. Adquire-se então persistência, disciplina e calma", afirma Eleni Pereira, professora de arte do SEBRAE e do Curso de Origami – Arte da Dobradura de Papéis, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A especialista acredita que o origami estimula sentimentos de amor, paciência, calma, criatividade e paz interior e explica que isso acontece porque nossas mãos estão diretamente ligadas às nossas emoções. Em um aperto de mão podemos, às vezes, perceber se uma pessoa é serena ou não. Se sim, o toque será leve. Outro exemplo sobre a sensibilidade da mão é quando a massageamos. Já reparou que isso geralmente ajuda a acalmar pessoas tristes e ansiosas?

Para cada faixa etária são notadas contribuições diferentes dessa arte. Confira!

Crianças – uma forma de prender a atenção, desenvolver a coordenação motora, a criatividade, o lúdico.

Jovens – para eles, existe o desafio de desvendar cada etapa e o sucesso de o conseguir estimula-os a desafios, à coragem. Além de trabalhar geometria, o jovem vislumbra a arte e a beleza do origami.

Adultos – resgatam a “criança interior”. É impressionante a mudança no humor, na expressão facial. Quando concluem uma peça, um objeto, expressam alegria, leveza e bom humor.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marcio Okabe

23 de ago de 2017

Excelente artigo! ADORARIA ter vocês como colaboradores do projeto www.Origamistas.club que será um portal para fomentar o uso do origami na educação, saúde e outras áreas.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de ago de 2017

Olá, Marcio.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! A nossa parte de artigos e notícias sobre o origami pode ser usada livremente em seu site, desde que seja citada a fonte. Esperamos que disfrute do nosso conteúdo, que é atualizado diariamente.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!