WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Arte e terapia com origamis

Paciência, criatividade e paz interior são alguns dos benefícios

 

Nossas mãos estão diretamente ligadas aos nossos sentimentos. Foto: DeviantART

Os benefícios do origami para quem aprecia essa atividade estão muito além da beleza artística das obras obtidas. Fazer origamis é mais que ocupar o tempo dedicando-se a um novo hobbie interessante, é também um momento oportuno para cuidar da própria saúde. Aprofunde-se nessa arte e conheça todas as consequências positivas de aprendê-la.

Você conhece os efeitos terapêuticos do origami? Ele nos ajuda a desenvolver competências comportamentais, "na execução das peças, é necessário concentração e sequência ordenada de cada etapa ou dobra. Adquire-se então persistência, disciplina e calma", afirma Eleni Pereira, professora de arte do SEBRAE e do Curso de Origami – Arte da Dobradura de Papéis, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A especialista acredita que o origami estimula sentimentos de amor, paciência, calma, criatividade e paz interior e explica que isso acontece porque nossas mãos estão diretamente ligadas às nossas emoções. Em um aperto de mão podemos, às vezes, perceber se uma pessoa é serena ou não. Se sim, o toque será leve. Outro exemplo sobre a sensibilidade da mão é quando a massageamos. Já reparou que isso geralmente ajuda a acalmar pessoas tristes e ansiosas?

Para cada faixa etária são notadas contribuições diferentes dessa arte. Confira!

Crianças – uma forma de prender a atenção, desenvolver a coordenação motora, a criatividade, o lúdico.

Jovens – para eles, existe o desafio de desvendar cada etapa e o sucesso de o conseguir estimula-os a desafios, à coragem. Além de trabalhar geometria, o jovem vislumbra a arte e a beleza do origami.

Adultos – resgatam a “criança interior”. É impressionante a mudança no humor, na expressão facial. Quando concluem uma peça, um objeto, expressam alegria, leveza e bom humor.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rogério Claudio da silveira santos

5 de abr. de 2021

Sou TEC de enfermagem e acabei de me formar enfermeiro, faço origami a muito tempo, passei a usar essa arte de dobraduras aos pacientes que se encontra internados por longa permanência nas unidades hospitalares e o resultado é simplesmente Maravilhoso,fico feliz pela otima recuperação de cada um, parabéns a vcs que praticam tal ato com amor, carinho e respeito ao próximo

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de abr. de 2021

Olá, Rogério 

Como vai?

Agradecemos seu comentário e visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Marcio Okabe

23 de ago. de 2017

Excelente artigo! ADORARIA ter vocês como colaboradores do projeto www.Origamistas.club que será um portal para fomentar o uso do origami na educação, saúde e outras áreas.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de ago. de 2017

Olá, Marcio.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! A nossa parte de artigos e notícias sobre o origami pode ser usada livremente em seu site, desde que seja citada a fonte. Esperamos que disfrute do nosso conteúdo, que é atualizado diariamente.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?