
A brincadeira, como a ação do brincar, refere-se ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não-estruturada. O jogo, por sua vez, é compreendido como uma brincadeira que envolve regras. O brinquedo, utilizado em ambos, é um objeto destinado a divertir.
As crianças podem transformar sucata em brinquedos. Além de divertida, essa atividade é uma ótima oportunidade para lhes ensinar a importância da reutilização do lixo. Também ajuda a desenvolver a criatividade, a coordenação motora fina, a imaginação e o senso estético.
Com os materiais de sucata, pode-se criar os mais variados e interessantes jogos, sem gastar praticamente nada. Esses podem envolver conteúdos diversos como matemática, ciência, entre outros, e trabalhar a interdisciplinaridade.
Um dos jogos que os pequenos adoram, é o de argolas. A professora Luciana Fiel, no Curso CPT Confecção de Brinquedos de Sucata e Dobradura, ensina como confeccioná-lo:
“utilize um conjunto de 10 garrafas descartáveis, cheias com papel crepom de cores diferentes e numeradas de 1 a 10. Coloque uma porção de areia no fundo das garrafas, para que as mesmas não caiam. Recorte o papel fantasia em forma de argolas, no tamanho que caiba nas garrafas”.
A professora, especialista em educação infantil, afirma que “esse jogo desenvolve a percepção viso-motora e auxilia as crianças a identificar cores, bem como a relação número/quantidade, classificação e correspondência”. Jogos de regra possibilitam a aproximação da criança com conhecimentos matemáticos e incentivam-na a desenvolver estratégias de resolução de problemas.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo:
Conheça os Cursos CPT da área Educação Infantil.
Por Equipe CPT de Redação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

EDNA MARIA DE SOUSA RIBEIRO MUNHE
23 de jun. de 2019Gostei muito dessa atividade. Procuro sempre juntar a diversão com o aprendizado. Fica mais fácil e agradável para o aluno aprender sem perceber que está estudando. Amei o jogo, pois uso muito sucatas para meus trabalhos há mais trinta anos. Bjs.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de jun. de 2019Olá Edna Maria de Sousa,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo. Realmente, ensinar brincando é a melhor maneira, pois as crianças acabam aprendendo de forma rápida e sem criar pequenas barreiras, pois acham que tudo não passa de uma simples e diveritda brincadeira.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

betina fernandes
15 de mar. de 2019Desejo receber novidades de jogos e brincadeiras por e-mail,

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de mar. de 2019Olá, Betina!
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Estamos cadastrando seu endereço de email para que comece a receber nosso Boletim Informativo.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli

Maria izabel
5 de ago. de 2018Muito lindo esse trabalho.

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de ago. de 2018Olá Maria Izabel,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Zilda de Souza
29 de abr. de 2018Amei essa idéia vou fazer com meus pequenos

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de abr. de 2018Olá Zilda,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

anatacha de lima matos
14 de fev. de 2018Gostei muito dessa atividade, me ajudou muito no meu trabalho. Gostaria de receber mais atividades como essas. bjs

Resposta do Portal Cursos CPT
15 de fev. de 2018Olá Anatacha,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Elaine Novais
4 de abr. de 2016Quero receber o livro

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de abr. de 2016Olá Elaine,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nosas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Maria das graças de Carvalho
10 de dez. de 2014Jogos são sempre uma atividade bem vinda para as crianças. Pois todas gostam de brincar, e o aprender brincando torna a aula mais satisfatória.

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de dez. de 2014Olá, Maria das Graças!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado da nossa notícia sobre Jogo de Argolas.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Aline de Almeida
26 de set. de 2014O jogo parece ser bem legal,eu tou pensando em usá-lo com a turma do 2° ano. Mas para mim não ficou muito claro o objetivo. Se poder me explicar melhor serei muito grata.

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de set. de 2014Olá, Aline!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O jogo de argolas, desenvolve a percepção viso-motora e auxilia as crianças a identificarem cores, bem como a relação número/quantidade, classificação e correspondência.
Jogos de regra possibilitam a aproximação da criança com conhecimentos matemáticos e incentivam-na a desenvolver estratégias de resolução de problemas.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Nilce Mendonça Peixoto
24 de set. de 2014Muito bom! Ajudou-me em meu trabalho. Enfim, acrescentou muito em minha vida profissional. Muito obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de set. de 2014Olá, Nilce!
Agoradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado da nossa matéria sobre Jogos de Argolas!.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

APARECIDA DE OLIVEIRA RESENDE ANDRADE
1 de jul. de 2013Amei este jogo de garrafas, já estou confeccionando, mas gostaria de saber como explorá-lo. Espero resposta, abraços.

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de jul. de 2013Olá, Aparecida!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O Jogo de argolas desenvolve a percepção visomotora das crianças, auxiliando-as na identificação de cores, relação número/quantidade, classficação e correspondência. Jogos de regra possibilitam uma aproximação da criança com os conhecimentos matemáticos e incentivam-na a desenvolver estratégias de resolução de problemas.
Como trabalhar com este jogo: o professor prepara as garrafas, colocando-as agrupadas a certa distância dos particpantes, de duas a seis crianças. Os demais alunos formam a torcida. Os participantes lançam a argola e, quando a acertam na garrafa, verificam o número contido na mema. Ganha o jogo nessa etapa quem conseguir maior número de pontos. Cada participante terá apenas uma chance para jogar e deverá retirar da caixa de contagem botões na cor e na quantidade correspondentes ao número contido na garrafa que acertou. Se não acertar, não conta pontos. O mesmo procedimento se repete com todos os alunos da sala.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos