O conceito Comfort Food refere-se a todo tipo de comida confortável. Seja um bolo de fubá, que remete à avó, ou um prato de feijão com arroz, tal qual o preparado com carinho pela mãe, ambos trazem recordações, que confortam e dão a ideia de pertencimento. Esse tipo de comida une ingredientes e preparo, que aguçam o paladar e oferecem uma experiência inesquecível a quem a consome.
A busca por conhecimentos e técnicas referentes à montagem e decoração de pratos é essencial para tornar o prato ainda mais atrativo. Mas, por que isso é importante? Uma resposta simples e objetiva seria: para deixar o prato mais bonito. Mas, por que deixá-lo mais bonito? Instintivamente, selecionamos o que vamos comer pela aparência e pelo aspecto; o que é bonito e atrativo aos olhos nos parece mais saboroso, e, portanto, mais apetitoso.
O prato é o suporte, a base onde os alimentos serão colocados e organizados para serem servidos. Historicamente, a gastronomia sempre utilizou diversos tipos de pratos para servir os alimentos. Cada tipo de prato sendo mais indicado para determinados alimentos. Atualmente, com novos conceitos e tendências, paradigmas são quebrados de forma que hoje não existe apego às tradições, o que nos leva a sugerir vários elementos para serem usados como suportes para servir alimentos; portanto, como pratos.
Muitas vezes, a criatividade do chef requer que algumas pinturas sejam feitas no fundo de um prato para dar vida e complementar uma decoração. Para isso, existem as reduções e os coulis, obtidos a partir do espessamento de líquidos ou da trituração de frutas, que permitem pintar as plataformas de montagem (pratos, azulejos, travessas, entre outros).
O self-service, popular 'restaurante a quilo', chegou em meados da década de 80, quando eram pouquíssimas as opções para quem precisava almoçar fora de casa. O cenário começou a mudar com a instalação de redes fast-food. O surgimento dos restaurantes a quilo passou a permitir ao consumidor escolher entre várias opções como saladas, carnes e massas, pagando apenas pela quantidade consumida.
Atualmente, devido à correria da vida moderna, a procura por food services, onde se consegue rapidez no atendimento e variedade de alimentos, é muito grande. Mesmo com essa realidade, a preocupação com a saúde e o consumo de alimentação de qualidade não é deixada de lado, sendo esses, fatores essenciais para restaurantes e lanchonetes que trabalham com manipulação dos produtos alimentares.
Alimentar-se é uma necessidade básica do ser humano, por isso, os investimentos feitos no setor de alimentação têm grande chance de sucesso, desde que sejam bem planejados e gerenciados com profissionalismo. Estima-se que até 2015 haverá um crescimento de aproximadamente R$ 30 bilhões em arrecadação proveniente de alimentos do food service.
Pesquisas da ABIP - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria - apontam que as padarias e confeitarias no Brasil vêm crescendo consideravelmente nos últimos anos. Em seus dados estatísticos, as padarias, por si só, são as grandes responsáveis pelo intenso faturamento do setor de food service, criando em suas dependências áreas para café, restaurantes, lanchonetes, produtos assados nas hora e, ainda, os novos produtos e variações de receitas. Por trás desse grande sucesso do setor da panificação, no entanto, encontra-se uma figura de grande importância e sem ela nada disso seria possível: o padeiro, a melhor, a maior e a mais eficiente matéria-prima do pão.
Primeiramente, precisamos diferenciar concorrência direta e indireta. Por exemplo, uma empresa de comida rápida (fast food) em determinada região da cidade será concorrente direta de outra empresa de fast food na mesma área. Um restaurante "à la carte" será um concorrente indireto. As pessoas têm a necessidade de se alimentar. Os dois negócios atendem à mesma necessidade, mas de maneira diferente.
Você sabia que as padarias estão entre os estabelecimentos comerciais que mais têm se transformado nos últimos tempos? Acredite, é verdade! Sabe para quê? Simples, para adequar-se às exigências e às necessidades do consumidor. Então, aquelas que não acatarem às mudanças dos novos tempos, infelizmente, estarão fora do mercado, pra lá de competitivo.