Pesquisas da ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – apontam que as padarias e confeitarias no Brasil vêm crescendo consideravelmente nos últimos anos. Em seus dados estatísticos, as padarias, por si só, são as grandes responsáveis pelo intenso faturamento do setor de food service, criando em suas dependências áreas para café, restaurantes, lanchonetes, produtos assados nas hora e, ainda, os novos produtos e variações de receitas. Por trás desse grande sucesso do setor da panificação, no entanto, encontra-se uma figura de grande importância e sem ela nada disso seria possível: o padeiro, a melhor, a maior e a mais eficiente matéria-prima do pão.
Para um trabalho excelente na produção de pães e derivados é exigido do padeiro orientações eficientes
O pão
O pão é um produto de consumo diário e certo. No entanto, para realizar um trabalho excelente na produção de pães e derivados é exigido do padeiro orientações eficientes. Quando o profissional padeiro domina realmente a técnica de produção, conhece bem a forma de funcionamento dos equipamentos, tem conhecimento sobre a matéria-prima a ser utilizada no desenvolvimento de suas atividades e, ainda, alia tudo isto à prática não há como errar. Além disto, a confecção do pão evoluiu e esta evolução foi tamanha que hoje é perfeitamente possível saber qual é a melhor maneira de se obter o melhor produto, aquele que agrade a todos os consumidores, que seja uniforme, saboroso e estável em sua produtividade. É aí que entra a figura do padeiro, profissional que colocará a “mão na massa”.
O padeiro
O bom padeiro precisa conhecer, além do passo a passo para a produção de pães, um pouco de química, matemática, nutrição, física, gastronomia e, não poderia faltar, os ingredientes fundamentais para o sucesso do seu trabalho: amor e dedicação. Neste sentido, a escolha de um profissional de padaria deve ser criteriosa, devendo ser observada a sua habilidade ou o seu potencial em desenvolver tarefas, o seu conhecimento sobre as matérias-primas, o seu conhecimento de receitas, entre outros. Sendo assim, quando o assunto é a produção de pães, a mão de obra simples, eficiente e preparada sempre será necessária.
A padaria
Ser dono de padaria, por outro lado, é um desafio a qualquer empreendedor, como nos mostra a história. Trata-se do tipo de estabelecimento comercial que necessita, em pequenos períodos de tempo, passar por grandes e inúmeras transformações, adequando-se às necessidades dos clientes. Afinal, em um mundo agitado, onde sobram atividades diárias e falta tempo, encontrar um local convidativo, atraente, acolhedor e que atenda a vários objetivos ao mesmo tempo, é o sonho de qualquer consumidor. É exatamente por isso que nas padarias atuais encontramos, além da imensa variedade de produtos, a oferta de serviços diversos, como caixas eletrônicos, congelados, mercearia, recargas de operadoras telefônicas, entre outros.
A escolha de um padeiro deve ser criteriosa, devendo ser observada sua habilidade ou o seu potencial em desenvolver tarefas
O empreendimento
É fundamental que os empreendedores do ramo da panificação listem prioridades para alcançar o sucesso. Eles deverão estar sempre antenados no que o mercado oferece de melhor quando o assunto for maquinários e equipamentos para a produção de pães. No entanto, até mesmo neste momento, vale lembrar que a voz da simplicidade é fundamental, afinal, ela não só manda como também comanda toda a operação. Neste sentido, a opinião do seu padeiro deve ser levada em consideração antes de se adquirir equipamentos para a padaria. É ele quem entende o funcionamento de uma máquina, sua eficiência quando comparada a outra, a utilidade real de seu uso, enfim, é ele quem vive aquele cotidiano, com todos os seus sucessos e fracassos, com mais intimidade.
O cliente
O grande fato é que todos os envolvidos na produção de pães deverão manter o foco em um único ponto: o cliente. Portanto, é correto dizer que o sucesso de toda a operação está intimamente ligada na satisfação do cliente, ou seja, adequando-se as padarias de forma a suprir os anseios da clientela é certo o seu sucesso. Pensando assim, o profissional de panificação deve almejar um produto de qualidade, que conquiste os consumidores fiéis e motive a continuidade e a fidelidade de seu cliente. Os donos de padaria, por sua vez, devem almejar a qualidade dos seus produtos e estabelecimento, fazendo investimentos em máquinas e equipamentos, adquirindo matéria-prima de excelente qualidade para a confecção dos produtos oferecidos e, sobretudo, investindo todos os esforços na mão de obra que executará as operações.
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Por Silvana Teixeira
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