Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Montagem e decoração de pratos (Food Styling): a regra dos terços

O princípio básico da decoração de pratos é a busca da harmonia entre os elementos que irão compor o prato, ou seja, como devem ser distribuídos para que o prato possa ser comparado a uma obra de arte

Montagem e decoração de pratos (Food Styling): a regra dos terços

 

A busca por conhecimentos e técnicas referentes à montagem e decoração de pratos é essencial para tornar o prato ainda mais atrativo. Mas, por que isso é importante? Uma resposta simples e objetiva seria: para deixar o prato mais bonito. Mas, por que deixá-lo mais bonito? Instintivamente, selecionamos o que vamos comer pela aparência e pelo aspecto; o que é bonito e atrativo aos olhos nos parece mais saboroso, e, portanto, mais apetitoso.

Não podemos nos esquecer de que o momento das refeições é um momento de prazer e de relaxamento. Se o ambiente for agradável, a comida saborosa e de boa qualidade, e o prato bem montado e decorado, os nossos sentidos certamente serão aguçados e ficaremos tomados pelo desejo irresistível de saborear o prato.

Como decorar um prato?

A decoração de um prato depende muito do bom gosto do seu decorador; ela traduz o sentimento do chef, as sensações que ele espera causar nas pessoas diante do prato. É semelhante à pintura de um  quadro, quando o artista usa tela, tinta e pincel para retratar suas  emoções e pensamentos.

A decoração de um prato é algo muito parecido, pois o prato decorado deverá transmitir os sentimentos do chef e causar sensações agradáveis para aqueles que irão degustá-lo. Portanto, não  existem receitas prontas para serem seguidas. Mas existem regras básicas que são aplicadas visando obter equilíbrio e combinações perfeitas de cores, volumes e textura dos  alimentos: são as regras de apresentação de pratos.

A decoração de um prato depende muito do bom gosto do seu  decorador, traduzindo o sentimento do chef e as sensações que ele espera causar nas pessoas diante do prato.

A decoração de um prato depende muito do bom gosto do seu  decorador, traduzindo o sentimento do chef e as sensações que ele espera causar nas pessoas diante do prato.

Noções básicas de enquadramento e equilíbrio

O princípio básico da decoração de pratos é a busca da harmonia entre os elementos que irão compor o prato. Tais elementos devem ser distribuídos de tal forma que o prato possa ser comparado a uma aquarela ou a uma pintura em tela. Que elementos são esses? São as porções dos alimentos que constituem a parte principal, os molhos e mais alguns elementos que poderão fazer parte da decoração do prato.

Vale ressaltar que esses elementos devem ser comestíveis, não somente eles, mas tudo o que for utilizado no prato deve ser comestível, como alguns elementos puramente decorativos. Entretanto, tais elementos são dispostos no prato seguindo algumas técnicas de enquadramento e equilíbrio.

Um enquadramento pode ser considerado correto, quando os elementos que irão compor o quadro se encontram distribuídos de forma organizada e harmônica, de tal maneira que se obtém um equilíbrio na ocupação do espaço disponível para a montagem. Esse espaço, em nosso caso, é o prato que será utilizado para receber os alimentos.

O que se deve buscar é a obtenção de algo que agrade aos olhos. Um conjunto de formas, cores e texturas diferentes que sejam capazes de impressionar. Lembre-se de que o objetivo é apresentar os alimentos de uma forma que seja capaz de aguçar o desejo de consumi-los. Mas ao mesmo tempo, isso deve ser feito de maneira artística, com base em critérios técnicos e bom-senso.

Tanto na fotografia como na arte da pintura, a regra dos terços é colocada em prática para definir o enquadramento dos elementos. Na decoração de pratos, a técnica da regra dos terços pode e deve ser utilizada, visando à obtenção de uma distribuição harmônica entre elementos.

Mas, afinal, o que é a regra dos terços?

Como explicado no filme, a regra dos terços é utilizada para distribuir os elementos de forma harmônica e equilibrada, seguindo critérios técnicos. Ela consiste em subdividir, de forma imaginária, a área onde os elementos serão representados, em nove partes iguais. Para isso, utilizamos quatro linhas retas, duas horizontais e duas verticais. Cada parte corresponderá a uma subárea e todas as nove subáreas formadas pelas interseções das linhas serão idênticas. Entretanto, para que isso aconteça, cada dimensão da área precisa ser subdividida em três partes iguais.

A pergunta a ser respondida agora é: como aplicar a regra dos terços em pratos com formatos circulares ou ovais?

De fato, essa é uma pergunta muito interessante, uma vez que a regra dos terços considera a área de trabalho com formato retangular ou quadrado. No entanto, isso não inviabiliza a sua utilização em áreas de formatos diferentes, como é o caso de pratos circulares e ovais. Quando se tratar de prato redondo, basta você imaginar que ele se encontra inscrito em outra área de formato quadrado.

Assim, a regra dos terços poderá ser normalmente aplicada da mesma forma descrita anteriormente. Já se o prato tiver formato oval, a consideração a ser feita é imaginá-lo inscrito em uma área retangular. Dessa forma, torna-se possível aplicar a regra dos terços em pratos de qualquer formato ou tamanho.

O que se busca alcançar com a aplicação da regra dos terços na montagem e decoração de pratos é o equilíbrio visual. Mas cuidado! É preciso muita atenção e bom senso na aplicação desses conhecimentos de enquadramento, de forma a obter equilíbrio visual. Para proporcionar ao observador percorrer toda a região do prato com os olhos é preciso garantir uma distribuição adequada dos elementos para que a decoração fique equilibrada.

A busca por conhecimentos e técnicas referentes à montagem e decoração de pratos é essencial para tornar o prato ainda mais atrativo.

A busca por conhecimentos e técnicas referentes à montagem e decoração de pratos é essencial para tornar o prato ainda mais atrativo. 

1ª SITUAÇÃO: ELEMENTO COLOCADO NO CENTRO DO PRATO

Nesse caso, a borda do prato ganhará destaque, e a visão geral do conjunto ficará desequilibrada devido a uma grande borda do prato em relação a uma diminuta área ocupada pelos alimentos. Para isso, a porção de alimento deverá ser posicionada no centro do prato.

2ª SITUAÇÃO: ELEMENTO COLOCADO EM UMA DAS LATERAIS DO PRATO

Nesse caso, o observador tem a impressão de que o prato irá “empinar” com o peso visual do alimento colocado no prato, em uma região deslocada do centro, pois a porção de alimento é posicionada em uma das laterais do prato.

3ª SITUAÇÃO: ELEMENTO COLOCADO EM UM DOS CANTOS DO PRATO, NA SUA DIAGONAL

Nesse caso, ao observarmos o prato montado, teremos a sensação de que ele irá “empinar”, abaixando o canto onde estão os alimentos e erguendo o canto diagonalmente oposto. Para isso, uma pequena porção de alimento deverá ser posicionada em um dos cantos do prato, sobre sua diagonal.

Por Andréa Oliveira.

Confira os Cursos CPT, da área Gastronomia, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Montagem e Decoração de Pratos - Food Styling
 
Curso CPT de Cozinha Internacional - Parte 1
 
Curso CPT de Cozinha Internacional - Parte 2
 
Curso CPT Profissional Avançado de Cozinha
 
Curso CPT Profissional de Cozinha
 
Curso CPT Capacitação de Maître

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

CLAUDIA HELENA DEGASPARI

19 de out de 2016

Olá! Eu gostaria de cursar o Food Styling, mas só terei disponibilidade para dedicação em janeiro de 2017. Posso adquirir agora e cursá-lo depois? Em ambos os casos (livro físico ou livro virtual) eu obterei o Certificado? Agradeço a atenção e fico no aguardo Cláudia.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de out de 2016

Olá Cláudia Helena,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Montagem e Decoração de Pratos - Food Styling.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!