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Qual a importância da análise de mercado e do concorrente?

Realizar uma análise eficiente do mercado de concorrentes faz com que você se destaque e saia na frente do concorrente

Qual a importância da análise de mercado e do concorrente?

Primeiramente, precisamos diferenciar concorrência direta e indireta. Por exemplo, uma empresa de comida rápida (fast food) em determinada região da cidade será concorrente direta de outra empresa de fast food na mesma área. Um restaurante "à la carte" será um concorrente indireto. As pessoas têm a necessidade de se alimentar. Os dois negócios atendem à mesma necessidade, mas de maneira diferente, como explica o Prof. Mestre Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso Como Administrar Pequenas Empresas.


Quais aspectos considerar na análise dos concorrentes?

a) Quantos concorrentes existem e quem são eles?
b) Qual é a participação de mercado dos concorrentes?
c) Qual é o tamanho dos concorrentes em termos de faturamento, número de lojas, funcionários, produção, etc.?
d) Qual é o grau de satisfação dos clientes em relação aos concorrentes?
e) Como os concorrentes se comunicam com os clientes, especialmente em termos de propaganda?
f) Onde estão as oportunidades de inovação em relação aos concorrentes?
g) Qual é a linha de produtos e serviços oferecidos pelos concorrentes?
h) Se possível, qual é o desempenho financeiro dos concorrentes?
i) Qual é a localização dos concorrentes e qual imagem eles projetam?
j) Que tipo de promoções os concorrentes realizam e quais preços praticam?
k) Como os concorrentes utilizam televendas ou telemarketing?
l) Quais são os aspectos operacionais, como horário de funcionamento, entrega, garantia, manutenção, embalagens, entre outros?
m) Qual é a política de crédito dos concorrentes?
n) Como é a qualidade do atendimento, facilidade de acesso e disponibilidade de produtos e serviços para os clientes?


Tente sempre ser melhor do que seu concorrente, pois ele também buscará superar você, ambos disputando a fatia de mercado que lhes interessa.


São muitas as informações que você pode obter ao observar seus concorrentes. Antes de abrir seu novo negócio, é interessante que você colete dados qualitativos sobre o posicionamento de seus concorrentes no mercado, como a maneira como trabalham e quais são seus pontos fortes e fracos. O ideal é que você elabore um roteiro padronizado para a análise de todos os concorrentes. Dessa forma, durante suas visitas, você poderá registrar as informações mais importantes.


Nesse roteiro, é importante reservar espaço para a observação informal do trabalho de seus concorrentes, ou seja, anotar as principais características do empreendimento e de seus consumidores.


Por exemplo, se você pretende abrir uma papelaria, basta escolher alguns concorrentes com negócios de tamanho e nível de sofisticação semelhantes aos que imaginou, e anotar características relevantes do negócio. A localização é visível? A área de vitrine é grande? Quais são os principais produtos oferecidos? O movimento é intenso? Que tipo de consumidor a empresa mais atende? Quais artigos são mais vendidos? Quantos funcionários atendem no balcão? Os expositores são transparentes? Há alguma particularidade que diferencia a empresa das outras?


Um ponto importante a considerar é que a análise dos seus concorrentes deve possibilitar, pelo menos, a identificação clara de seus principais pontos fortes e fracos.


Conhecer essas informações o auxiliará a formular suas vantagens competitivas, ou seja, aqueles fatores nos quais sua empresa será excelente. Pode ser no preço, no prazo de pagamento, na qualidade dos produtos, na assistência técnica, na beleza do produto, no período de garantia, no custo de peças de reposição, na facilidade de acesso e estacionamento, etc. O que importa é determinar alguma vantagem exclusiva para sua empresa, e isso você poderá aprender a partir da observação das outras. Uma análise apurada da atividade do concorrente é fundamental. Obtenha informações sempre confiáveis.


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Por: Thiago de Faria

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