Engana-se quem pensa que o assunto finanças deve fazer parte somente da vida de adultos.
A educação sexual é um tema de extrema importância para a sociedade e deve ser motivo de atenção dos pais. A abordagem desse assunto na infância deve ser feita de maneira cuidadosa e eloquente. As crianças têm uma visão de sexualidade muito limitada e precisam ser instruídas para crescerem com a concepção correta sobre o assunto.
Desde o seu nascimento, a criança se movimenta e é curiosa. A ação educativa, durante os primeiros anos da educação infantil, emprega o conhecimento e o controle de seu próprio corpo, descobrindo e desenvolvendo suas habilidades de maneiras distintas e em situações lúdicas da vida cotidiana.
No início da educação infantil, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança, pois isso as ajudará a adquirir e descobrir um mundo completamente novo. A educação física deve, assim, ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil, tendo enfoque lúdico, sem perder sua importância pedagógica. Principalmente, pelo fato de a criança manter vínculos familiares ainda muito fortes.
O exercício físico, nesse caso, auxilia na perda de peso, além de diminuir a resistência celular à ação da insulina, favorecendo o controle da glicemia dos diabéticos. Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado. O exercício físico, nesse caso, auxilia na perda de peso, além de diminuir a resistência celular à ação da insulina, favorecendo o controle da glicemia dos diabéticos. Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado, afirma a professora Mara Silvera do Curso CPT de Atividades Físicas para Diabéticos.
Notadamente, podemos observar nos dias de hoje um número cada vez maior de idosos em todo o país. Alguns com boa saúde, o que lhes confere certa autonomia e independência, já outros com sinais claros de debilidade e, nesse caso, dependentes da ajuda de terceiros para o exercício de suas atividades diárias. Daí surge a pergunta: em um mundo caótico, onde as pessoas mal têm tempo para resolverem seus próprios problemas, quem vai ajudá-los? Surge, então, o importante papel dos cuidadores de idosos, pessoas essas devidamente capacitadas para assumir toda a responsabilidade e cuidados que os nossos merecidos ?velhinhos? precisam, para um descanso digno daqueles que já deram o seu melhor para o futuro do país.
A principal dificuldade em relação à educação de pessoas com deficiência está no fato de tanto a família quanto os próprios educadores, terem uma ideia cristalizada que restringe a escola e a aprendizagem, de forma geral, à leitura, à escrita e aos cálculos. “O movimento pela inclusão das pessoas com deficiência só se efetivará, de fato, quando as pessoas perceberem que a educação vai muito além dos conteúdos programados por série/ciclo. A inclusão é o ápice da educação. Acolher a diferença implica educar a emoção com inteligência”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online.
As atividades de Baixa Organização (Krebs, 1995) são constituídas de jogos simples, de baixa complexidade, cujo objetivo especifico é a aquisição de noções de espaço e tempo. Elas dividem-se em: Jogos de Corrida Variada, Jogos em Linha, Jogos em Círculo e Jogos de Interpretação. “A ideia foi criar um sistema que incluísse todos os jogos realizados pelas crianças da Educação Infantil, ou seja, atividades que dão ênfase ao grupo e têm como objetivo principal desenvolver a orientação espaço-temporal, estimulando a sociabilização e a criatividade”, afirma Rodrigo William Ferreira, professor do Curso a Distância CPT educação Física Infantil, em Livro+DVD e Curso Online.
A educação ambiental, como instrumento de preservação ou de transformação da sociedade, é objeto de discussão antiga e está novamente no centro das sugestões de redefinições ou reorganizações do pensamento da humanidade. “Desde que começou a ser introduzida mundialmente no ensino, há cerca de 30 anos, porém, ela tem falhado na preparação de indivíduos adequadamente capazes de agir nas questões ambientais, gerando a necessidade da construção de um campo teórico denominado de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS), associando as preocupações da Educação Ambiental convencional, com o conceito de desenvolvimento sustentável”
Uma preocupação dos sistemas de ensino, especialmente dos municipais, são as crianças de zero a seis anos, considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-1996). Desde logo, vêm as perguntas: Quem cuida? Quem educa? O mesmo profissional ou profissionais diferentes? A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços, exigências e reconhecimento, sendo a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até aos seis anos de idade.