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Educação financeira e empreendedorismo nas escolas

Engana-se quem pensa que o assunto finanças deve fazer parte somente da vida de adultos.

Orientação sexual na infância

A educação sexual é um tema de extrema importância para a sociedade e deve ser motivo de atenção dos pais. A abordagem desse assunto na infância deve ser feita de maneira cuidadosa e eloquente. As crianças têm uma visão de sexualidade muito limitada e precisam ser instruídas para crescerem com a concepção correta sobre o assunto.

Educação física infantil desenvolve a consciência corporal, de espaço e tempo

Desde o seu nascimento, a criança se movimenta e é curiosa. A ação educativa, durante os primeiros anos da educação infantil, emprega o conhecimento e o controle de seu próprio corpo, descobrindo e desenvolvendo suas habilidades de maneiras distintas e em situações lúdicas da vida cotidiana.

Educação física infantil: objetivos gerais e objetivos específicos

No início da educação infantil, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança, pois isso as ajudará a adquirir e descobrir um mundo completamente novo. A educação física deve, assim, ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil, tendo enfoque lúdico, sem perder sua importância pedagógica. Principalmente, pelo fato de a criança manter vínculos familiares ainda muito fortes.

Atividades físicas para diabéticos: 14 vantagens dos exercícios físicos

O exercício físico, nesse caso, auxilia na perda de peso, além de diminuir a resistência celular à ação da insulina, favorecendo o controle da glicemia dos diabéticos. Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado. O exercício físico, nesse caso, auxilia na perda de peso, além de diminuir a resistência celular à ação da insulina, favorecendo o controle da glicemia dos diabéticos. Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado, afirma a professora Mara Silvera do Curso CPT de Atividades Físicas para Diabéticos. 

Cuidador de idosos capacitado tem emprego garantido

Notadamente, podemos observar nos dias de hoje um número cada vez maior de idosos em todo o país. Alguns com boa saúde, o que lhes confere certa autonomia e independência, já outros com sinais claros de debilidade e, nesse caso, dependentes da ajuda de terceiros para o exercício de suas atividades diárias. Daí surge a pergunta: em um mundo caótico, onde as pessoas mal têm tempo para resolverem seus próprios problemas, quem vai ajudá-los? Surge, então, o importante papel dos cuidadores de idosos, pessoas essas devidamente capacitadas para assumir toda a responsabilidade e cuidados que os nossos merecidos ?velhinhos? precisam, para um descanso digno daqueles que já deram o seu melhor para o futuro do país.

Educação especial e Educação inclusiva: dificuldades e soluções

A principal dificuldade em relação à educação de pessoas com deficiência está no fato de tanto a família quanto os próprios educadores, terem uma ideia cristalizada que restringe a escola e a aprendizagem, de forma geral, à leitura, à escrita e aos cálculos. “O movimento pela inclusão das pessoas com deficiência só se efetivará, de fato, quando as pessoas perceberem que a educação vai muito além dos conteúdos programados por série/ciclo. A inclusão é o ápice da educação. Acolher a diferença implica educar a emoção com inteligência”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online.

Educação física: atividades de Baixa Organização (B.O.)

As atividades de Baixa Organização (Krebs, 1995) são constituídas de jogos simples, de baixa complexidade, cujo objetivo especifico é a aquisição de noções de espaço e tempo. Elas dividem-se em: Jogos de Corrida Variada, Jogos em Linha, Jogos em Círculo e Jogos de Interpretação. “A ideia foi criar um sistema que incluísse todos os jogos realizados pelas crianças da Educação Infantil, ou seja, atividades que dão ênfase ao grupo e têm como objetivo principal desenvolver a orientação espaço-temporal, estimulando a sociabilização e a criatividade”, afirma Rodrigo William Ferreira, professor do Curso a Distância CPT educação Física Infantil, em Livro+DVD e Curso Online.

Educação Ambiental x Educação Ambiental para a Sustentabilidade

A educação ambiental, como instrumento de preservação ou de transformação da sociedade, é objeto de discussão antiga e está novamente no centro das sugestões de redefinições ou reorganizações do pensamento da humanidade. “Desde que começou a ser introduzida mundialmente no ensino, há cerca de 30 anos, porém, ela tem falhado na preparação de indivíduos adequadamente capazes de agir nas questões ambientais, gerando a necessidade da construção de um campo teórico denominado de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS), associando as preocupações da Educação Ambiental convencional, com o conceito de desenvolvimento sustentável”

Você é educador infantil? Aproveite! Explore esse universo

Uma preocupação dos sistemas de ensino, especialmente dos municipais, são as crianças de zero a seis anos, considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-1996). Desde logo, vêm as perguntas: Quem cuida? Quem educa? O mesmo profissional ou profissionais diferentes? A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços, exigências e reconhecimento, sendo a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até aos seis anos de idade.

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