O professor precisa cuidar de sua expressão e suas posturas corporais ao se relacionar com as crianças. Não deve esquecer que seu corpo é um veículo expressivo, valorizando e adequando os próprios gestos
A educação física infantil visa criar condições para satisfazer as necessidades da criança, oferecendo um clima de bem-estar físico, afetivo-social
O professor também é modelo para as crianças, fornecendo-lhes repertório de gestos, quando, por exemplo, conta histórias, pontuando ideias com gestos expressivos ou usando recursos vocais para enfatizar sua dramaticidade
Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças se apropriam de habilidades físicas, psíquicas e corporais indispensáveis para o seu desenvolvimento enquanto seres humanos. Nesse sentido, as instituições de educação infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios.
Na educação para o trânsito, o professor deve atuar como mediador, conduzindo o educando à reflexão e à busca de diferentes soluções para os desafios propostos. Para desenvolver essa prática, o professor deve
Você sabe qual é o objetivo geral da educação para o trânsito? A educação no trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação
Como ainda não chegou a concepções claras das coisas que a cercam, suas expressões de arte podem na ter sentido para os que já pararam de crescer
Enquanto desenha, pinta e faz colagem, a criança está liberando suas emoções, suas fantasias, estabelecendo uma troca consigo mesma, com o outro e com o mundo. Cabe ao professor entender, estimular e criar um ambiente
O professor não deve jamais tentar avaliar uma experiência artística de uma criança. Ele deve procurar compreendê-la, pois aquilo que ela cria é uma expressão do que pensa ou do que sente.
É importante que o professor evite fazer interferências que comprometam a liberdade de expressão da criança. Um exemplo é utilizar desenhos prontos para colorir, pois com os contornos já delimitados, a criança é impedida