As atividades de Baixa Organização (Krebs, 1995) são constituídas de jogos simples, de baixa complexidade, cujo objetivo especifico é a aquisição de noções de espaço e tempo. Elas dividem-se em: Jogos de Corrida Variada, Jogos em Linha, Jogos em Círculo e Jogos de Interpretação. “A ideia foi criar um sistema que incluísse todos os jogos realizados pelas crianças da Educação Infantil, ou seja, atividades que dão ênfase ao grupo e têm como objetivo principal desenvolver a orientação espaço-temporal, estimulando a sociabilização e a criatividade”, afirma Rodrigo William Ferreira, professor do Curso a Distância CPT Educação Física Infantil.
- Jogos de Corrida Variada
São atividades de B. O., nas quais a ênfase do jogo está na orientação espaço-temporal (com referência a espaços amplos e abertos), principalmente na observação dos contrastes longe/perto, rápido/lento, figura/fundo etc. Essas atividades serão realizadas no ambiente que se tem disponível para a aula, desenvolvendo, no aspecto percepto-cognitivo, noções espaço-temporais e, no aspecto socioafetivo, as inter-relações pessoais. Ex.: pique-pega, pique-cola e outras.
- Jogos em Linha
São atividades de B. O., nas quais a ênfase do jogo está na orientação espaço-temporal (com referência a direções e sentidos), principalmente na observação dos contrastes para frente/para trás, direita/esquerda. Ex.: subir na corda, bola ao alvo.
- Jogos em Círculo
São atividades de B. O., nas quais a ênfase do jogo está na orientação espaço-temporal (com referência a direções e sentidos), principalmente na observação dos contrastes dentro/fora, centro/perímetro etc.
- Grandes Círculos
Ex.: corre cutia, batata quente etc.
- Pequenos Círculos
Ex.: carrinho de mão, toca dos números etc.
- Jogos de Interpretação
São atividades de B. O., nas quais a ênfase do jogo está na percepção de figuras, principalmente na observação dos contrastes grande/pequeno, feio/bonito, alto/baixo, triste/alegre etc. Ex.: sessão de histórias, siga o mestre, fantoche.
Resumidamente, as atividades de Baixa Organização são constituídas de jogos simples, de baixa complexidade, cujo objetivo especifico é a aquisição de noções de espaço e tempo. As brincadeiras de pique são um bom exemplo dessas atividades. Várias são as classificações para esses jogos, que podem ser enquadrados nessas quatro categorias apresentadas por Krebs, pois enfatizam noções de distância, conceitos básicos, direções, sentidos e aceitações de diferentes papéis, criando e interpretando temas contextualizados.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.