WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O cuidador de idosos quando capacitado para o exercício da profissão tem emprego garantido

Os cuidadores de idosos deverão estar muito bem preparados fisicamente e psicologicamente para realizar um trabalho de qualidade, merecedor de elogios e ter seu emprego garantido


Notadamente, podemos observar nos dias de hoje um número cada vez maior de idosos em todo o país. Alguns com boa saúde, o que lhes confere certa autonomia e independência, já outros com sinais claros de fragilidade e, nesse caso, dependentes da ajuda de terceiros para o exercício de suas atividades diárias. Daí surge a pergunta: em um mundo caótico, onde as pessoas mal têm tempo para resolverem seus próprios problemas, quem vai ajudá-los? Surge, então, o importante papel dos cuidadores de idosos, pessoas essas devidamente capacitadas para assumir toda a responsabilidade e cuidados que os nossos merecidos “velhinhos” precisam, para um descanso digno daqueles que já deram o seu melhor para o futuro do país.

Define-se os cuidadores de idosos como aquelas pessoas que cuidam de outras, de idade avançada e que possuem certa dependência para a execução de algumas tarefas corriqueiras. "Os cuidadores de idosos devem desenvolver ações que promovam a melhoria de sua qualidade de vida dos idosos em relação a si, à família e à sociedade. Suas ações devem ser pautadas pela solidariedade, compaixão, paciência e equilíbrio emocional", explica Renan Salazar, Professor do Curso CPT Capacitação de Cuidador de Idosos.

Antigamente, quando as mulheres não trabalhavam fora e ficavam incumbidas de cuidar dos seus lares, família e doentes, elas também herdavam a responsabilidade de cuidar dos idosos. Porém, com tantas reviravoltas que tem passado o mundo ultimamente, as mulheres, ao contrário de antes, trabalham fora, têm poucos filhos e mal possuem tempo para quaisquer outros afazeres domésticos ou não. Resta aos idosos, então, três alternativas: permanecer em casa, muitas vezes sem ninguém para ajudá-los, procurar pelo auxílio de casas especializadas para recebê-los (instituições ou asilos) ou contratar os serviços de profissionais que possam exercer suas atividades em domicílio. Nesse último caso, os idosos não precisariam se ausentar do seu próprio lar, o que já auxilia, e muito, na manutenção da sua qualidade de vida.

Estudos recentes indicam que, em todo o mundo, por mês, aproximadamente 1 milhão de pessoas cruzem a barreira dos 60 anos de idade. Em 2050, deverão existir 2 bilhões de idosos. Atualmente, a cidade de São Paulo possui cerca de 1,2 milhão de pessoas com 60 anos ou mais; no Estado de São Paulo, o número sobe para cerca de 4 milhões. Somando-se com o resto do país, o número de idosos chega a números incalculáveis. Além disso, o Brasil, por ser um país muito grande, com múltiplas diferenças regionais, consequentemente possui distintos padrões de envelhecimento.

Com tantos idosos, não faltará emprego para aqueles devidamente treinados e capacitados para exercer a atividade de cuidadores. No entanto, essa é uma profissão que exige muito do prestador de serviços. Os cuidadores de idosos deverão estar muito bem preparados fisicamente e psicologicamente para realizar um trabalho de qualidade e merecedor de elogios.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo:


Cuidador de idosos - conhecimentos básicos necessários para o exercício da profissão
Cuidador de idosos - competências pessoais necessárias para o exercício da profissão
Cuidador de idosos - importância de se ter um ajudante na realização do trabalho
Cuidador de idosos - como dar o banho diário e cuidados especiais para o momento
Cuidador de idosos - dúvidas frequentes sobre o exercício da profissão
Cuidador de idosos - tipos de banho e sua importância para a hidratação da pele dos idosos

Fonte externa para a produção de conteúdo:
Manual dos Cuidadores de Pessoas Idosas do Governo do Estado de São Paulo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rosimary Araújo lucena

6 de nov. de 2021

Gostaei da organização.

Silvania Ferreira

23 de set. de 2021

ATUO NESSA AREA HA 15 ANOS ,ACHEI MUITO INTERESSANTE OS CURSOS E FIQUEI INTERESSADA.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de set. de 2021

Olá, Silvania ! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria, não deixe de nos visitar sempre. Aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão te ajudar.

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!                       

Marcela Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!