WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Treinamento de Barista Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 6Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O cuidador de idosos quando capacitado para o exercício da profissão tem emprego garantido

Os cuidadores de idosos deverão estar muito bem preparados fisicamente e psicologicamente para realizar um trabalho de qualidade, merecedor de elogios e ter seu emprego garantido

 

Notadamente, podemos observar nos dias de hoje um número cada vez maior de idosos em todo o país. Alguns com boa saúde, o que lhes confere certa autonomia e independência, já outros com sinais claros de fragilidade e, nesse caso, dependentes da ajuda de terceiros para o exercício de suas atividades diárias. Daí surge a pergunta: em um mundo caótico, onde as pessoas mal têm tempo para resolverem seus próprios problemas, quem vai ajudá-los? Surge, então, o importante papel dos cuidadores de idosos, pessoas essas devidamente capacitadas para assumir toda a responsabilidade e cuidados que os nossos merecidos “velhinhos” precisam, para um descanso digno daqueles que já deram o seu melhor para o futuro do país.

Define-se os cuidadores de idosos como aquelas pessoas que cuidam de outras, de idade avançada e que possuem certa dependência para a execução de algumas tarefas corriqueiras. Os cuidadores de idosos devem desenvolver ações que promovam a melhoria de sua qualidade de vida dos idosos em relação a si, à família e à sociedade. Suas ações devem ser pautadas pela solidariedade, compaixão, paciência e equilíbrio emocional.

Antigamente, quando as mulheres não trabalhavam fora e ficavam incumbidas de cuidar dos seus lares, família e doentes, elas também herdavam a responsabilidade de cuidar dos idosos. Porém, com tantas reviravoltas que tem passado o mundo ultimamente, as mulheres, ao contrário de antes, trabalham fora, têm poucos filhos e mal possuem tempo para quaisquer outros afazeres domésticos ou não. Resta aos idosos, então, três alternativas: permanecer em casa, muitas vezes sem ninguém para ajudá-los, procurar pelo auxílio de casas especializadas para recebê-los (instituições ou asilos) ou contratar os serviços de profissionais que possam exercer suas atividades em domicílio. Nesse último caso, os idosos não precisariam se ausentar do seu próprio lar, o que já auxilia, e muito, na manutenção da sua qualidade de vida.

Estudos recentes indicam que, em todo o mundo, por mês, aproximadamente 1 milhão de pessoas cruzem a barreira dos 60 anos de idade. Em 2050, deverão existir 2 bilhões de idosos. Atualmente, a cidade de São Paulo possui cerca de 1,2 milhão de pessoas com 60 anos ou mais; no Estado de São Paulo, o número sobe para cerca de 4 milhões. Somando-se com o resto do país, o número de idosos chega a números incalculáveis. Além disso, o Brasil, por ser um país muito grande, com múltiplas diferenças regionais, consequentemente possui distintos padrões de envelhecimento.

Com tantos idosos, não faltará emprego para aqueles devidamente treinados e capacitados para exercer a atividade de cuidadores. No entanto, essa é uma profissão que exige muito do prestador de serviços. Os cuidadores de idosos deverão estar muito bem preparados fisicamente e psicologicamente para realizar um trabalho de qualidade e merecedor de elogios.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Treinamento Profissional, entre eles o Curso Capacitação de Cuidador de Idosos, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo:

Cuidador de idosos - conhecimentos básicos necessários para o exercício da profissão

Cuidador de idosos - competências pessoais necessárias para o exercício da profissão

Cuidador de idosos - importância de se ter um ajudante na realização do trabalho

Cuidador de idosos - como dar o banho diário e cuidados especiais para o momento

Cuidador de idosos - dúvidas frequentes sobre o exercício da profissão

Cuidador de idosos - tipos de banho e sua importância para a hidratação da pele dos idosos

Por Silvana Teixeira

Fonte: Manual dos Cuidadores de Pessoas Idosas do Governo do Estado de São Paulo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!