WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Educação física infantil desenvolve a consciência corporal, de espaço e tempo

A educação física deve ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil, tendo enfoque lúdico, sem perder sua importância educacional

 A ação educativa, durante os primeiros anos da alfabetização, emprega o conhecimento e o controle de seu próprio corpo.

Desde o seu nascimento, a criança se movimenta e é curiosa. A ação educativa, durante os primeiros anos da educação infantil, emprega o conhecimento e o controle de seu próprio corpo, descobrindo e desenvolvendo suas habilidades de maneiras distintas e em situações lúdicas da vida cotidiana.

A educação física infantil visa à criação de condições para satisfazer as necessidades da criança, oferecendo um clima de bem estar físico, afetivo-social e intelectual, sistematizando conteúdos lúdicos, que sejam capazes de despertar a sua curiosidade e promover criatividade e espontaneidade, estimulando novas descobertas e o estabelecimento de novas relações. Tem ainda como objetivo auxiliar o desenvolvimento integral da mesma, trabalhando conjuntamente com os professores e pais, para alcançar tais metas.

As novas tecnologias de comunicação, e consequente aumento da carga de trabalho dos pais, muitas vezes, pode acabar por prejudicar o desenvolvimento da criança. Isso porque ela tende a ficar mais tempo na frente da TV ou de aparelhos eletrônicos em geral. Não querendo, é claro, desmerecer os benefícios que tal tecnologia nos proporciona, devemos ter em mente que as crianças devem brincar, correr, saltar, cantar, expressar-se, etc.

O auxílio do professor é de fundamental importância para a construção de uma autoimagem positiva, mediante a exploração de diferentes movimentos e posturas do corpo. É importante, também, ressaltar que o objetivo não é a formação de futuros atletas, mas, se essa for a opção da criança, que seja feita de maneira consciente através do que ela vivenciou anteriormente. As atividades devem ser propostas de acordo com a idade dos alunos e, principalmente, com o grau de desenvolvimento motor e cognitivo em que eles se encontram.

Sob uma perspectiva teórica que Krebs (1995) denomina Teoria da Especialização Motora, a educação física, integrada à educação infantil, deve ter muitos sentidos, respeitando as necessidades das crianças com relação a si mesma, aos outros e ao mundo.

A educação física infantil visa à criação de condições para satisfazer as necessidades da criança.

Elas são muito ativas e, por meio dos movimentos, experimentam suas possibilidades e seus limites motores. A educação física tem como característica trabalhar seus movimentos mais amplos, ajudando-as a compreender seu corpo, podendo adquirir a autoconfiança necessária à sua autonomia, e seu objetivo deve ser a organização da motricidade da criança, por meio de um programa educacional que atenda aos seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, com atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo.

Com o objetivo de mostrar que a atuação do professor é de fundamental importância para que a criança possa construir uma imagem positiva de si mesma, mediante a exploração de diferentes movimentos e posturas do corpo, e para que seja despertada a sua curiosidade e criatividade, estimulando novas descobertas, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Educação Física Infantil”, no qual você receberá informações do Professor Rodrigo William Ferreira, especialista em educação física infantil.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Ao final da educação infantil, a criança deverá ser capaz de realizar, eficientemente bem, movimentos considerados fundamentais, como a manipulação (pegar, lançar, chutar, entre outros); locomoção (andar, correr, pular, entre outros) e estabilização (equilíbrio, cambalhota, parada de mão, entre outros). Devemos ter sempre bem definidos os objetivos nessa etapa da educação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Janir RAMOS

22 de nov. de 2023

EXCELENTE, AMEI

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de nov. de 2023

Olá,  Janir Ramos! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?