Uma preocupação dos sistemas de ensino, especialmente dos municipais, são as crianças de zero a seis anos, considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-1996). Desde logo, vêm as perguntas: Quem cuida? Quem educa? O mesmo profissional ou profissionais diferentes?
A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços, exigências e reconhecimento, sendo a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até aos seis anos de idade.
O atendimento da criança de zero a seis anos intensificou-se com a LDB. Após a promulgação dessa Lei, o Ministério da Educação e do Desporto propôs um documento intitulado Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN), que tem como objetivo servir de referência para a elaboração dos currículos e a definição dos conteúdos mínimos para Creches e Pré-escolas, além de oferecer subsídios para o trabalho do professor.
O treinamento é de fundamental importância para a atualização dos professores e educadores, buscando as informações técnicas necessárias para um trabalho de sucesso com a criança e a família. A proposta educativa atual e consistente apresenta uma alteração na relação professor, aluno e conhecimento.
A criança explora o mundo ao seu redor, principalmente através do próprio corpo, com o qual passa a vivenciar situações cada vez mais complexas de exploração do espaço, construindo o seu conhecimento. A instituição de Educação Infantil é um dos espaços de inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas.
A professora Luciana Fiel, do Curso CPT Educação Infantil - Formação Pessoal e Social, explica que "a Educação Infantil não pode tudo, mas pode muito. Não ensina tudo, mas pode ensinar muito, formar base para muitos hábitos, valores e habilidades."
Cabe ao educador aproveitar cada instante que puder, pois é um tempo de aprender a viver melhor os dias de criança, brincando, cantando, pulando, dançando e sorrindo.
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Por Equipe CPT de Redação.
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