A principal atividade da criança na creche é brincar. As crianças são estimuladas por meio de brincadeiras, o tempo todo, portanto, a recreadora deve saber brincar, demonstrar habilidade nesse fazer, aproveitando sempre os momentos para educar a criança, conversar com ela com firmeza e carinho.
O trabalho com Artes Plásticas na Educação Infantil amplia o repertório de imagens das crianças, estimulando a capacidade destas de realizar a apreciação artística e de leitura dos diversos tipos de artes plásticas, como escultura, pintura, e outros. Para tal, o professor pode pesquisar e trazer, para a sala de aula, diversas técnicas e materiais, a fim de que as crianças possam experimentá-los, interagindo com eles, a seu modo, e produzindo as suas próprias obras, expressando-se por meio das artes. Assim, as crianças aumentarão suas possibilidades de comunicação e compreensão acerca das artes plásticas.
A princípio, imaginar uma criança que não possa enxergar, falar, ouvir, locomover-se ou interagir socialmente da forma padrão à qual estamos habituados pode aparentar uma imensa dificuldade. No entanto, conhecendo a sua realidade, aprendemos a encarar a deficiência, aceitá-la e ver que a criança pode desenvolver muitas atividades e atingir outras dimensões do desenvolvimento, compensando de forma significativa em outra área, que geralmente se sobressai.
Na creche, o cuidar e o educar andam juntos e a principal atividade da criança deve ser brincar, pois, além do lazer, a brincadeira deixa a criança feliz e desenvolve a inteligência. Mesmo as crianças menores devem ser estimuladas por meio de brincadeiras o tempo todo. Portanto, uma das maiores habilidades da recreadora deve ser sua criatividade e o seu jeito de saber brincar com as crianças e apartar rusgas o tempo todo, sem melindrar nenhuma criança, aproveitando sempre esses momentos, para educar e conversar com firmeza e carinho, pois nessas horas é que se reconhece a boa educadora.
Na aprendizagem ativa, o ensino-aprendizagem não ocorre de forma passiva, com os alunos recebendo e anotando informações. Na metodologia ativa, os alunos participam ativamente das atividades, em sala de aula, o que torna a aprendizagem muito mais efetiva. Por meio dela, o professor busca meios, que potencializam a autonomia e a autodeterminação dos alunos.
Na educação infantil, trabalhar com as artes plásticas é um mecanismo de grande importância para o desenvolvimento intelectual da criança. Quando ela pega no lápis e descobre seus primeiros registros no papel, começa a rabiscar obsessivamente. Ao final do seu primeiro ano de vida, porém, ela já é capaz de manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas. A permanência da linha no papel se investe de magia e esta estimula sensorialmente a vontade de prolongar este prazer, o que significa uma intensa atividade interna. Ao mesmo tempo em que a criança faz a associação de gestos e traços desenvolve sua atividade mental.
A criança é muito ativa, inquieta, tem dificuldade de ficar sentada na sala de aula, ou numa missa. Quando é forçada a ficar sentada, como acontece na escola, fica se revirando na cadeira o tempo todo, ou então adormece. "Crianças pequenas não andam, vivem correndo, sobem nas cadeiras e nos móveis da casa. As mães nos contam que quando aprenderam a andar elas já começaram a correr, e não andaram mais. Dão cansaço nas babás e nos pais, pois parece que sua energia é inesgotável. São elétricas, vivem a mil.
O recreador é um grande desenvolvedor de atividades lúdicas, havendo várias atividades desenvolvidas por esse profissional. A palavra lúdico vem do latim ludus, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, é entretenimento, passatempo. Nesse brincar, estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos principalmente pelas crianças. Além disso, a atividade lúdica estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontração e autoconfiança , além do desenvolvimento integral do indivíduo.
É brincando que as crianças resolvem a maioria dos seus conflitos e entendem o mundo ao seu redor. Por meio de brincadeiras, elas exercitam as suas novas habilidades e percebem, fascinadas, as novas coisas; digerem medos e angústias; repetem sem parar o que gostam; exploram e pesquisam o que há de novo ao seu redor, desenvolvendo sua inteligência racional e emocional. Portanto, às crianças deve ser dada a oportunidade de brincar sem limites, até mesmo às mais pequenas. Em uma creche, as brincadeiras e atividades devem ser bem programadas, cada turma deverá ter seu horário na areia, na piscina, nas gangorras e pode-se programar, também, momentos em que as crianças de uma sala estejam em contato com outras de outra sala. Porém, é importante pensar em tudo para que acidentes não ocorram.
Assim que você escolheu como profissão ser babá, você também escolheu participar da educação da criança em todos os seus aspectos. É preciso ter tranquilidade e ser paciente para educá-la. Dialogar é muito mais eficiente do que impor as coisas à criança, mas, para isso, é preciso conhecer como funciona o comportamento da criança, estabelecendo regras e limites.