Uma das coisas mais difíceis sobre como cuidar de uma criança com TDAH é fazer com que ela faça o que você pede. Rotinas diárias se tornam uma batalha: preparar-se para ir à escola, fazer o dever de casa e dormir são um grande desafio, explicam os professores Luciana Fiel, Dr. Paulo Mattos e Dr. Sérgio Bourbon, do Curso do CPT, a-crianca-e-o-tdah-transtorno-do-deficit-de-atencao-e-hiperatividade.
É melhor para a saúde ser um magro sedentário ou um gordo ativo? Se você ficou na dúvida, saiba que não foi o único. Afinal, muito se fala sobre os inúmeros benefícios que a prática de atividades físicas proporcionam ao organismo, o que acaba induzindo as pessoas a escolherem a opção incorreta: gordo ativo. Isto mesmo! Ser obeso e praticar atividades físicas regulares é muito mais perigoso para a vida do ser humano que ser um magro sedentário.
Especial - As atividades lúdicas são aquelas desenvolvidas por meio de jogos e brincadeiras. São tarefas, normalmente, muito bem recebidas pelas crianças... E mais: no vídeo, veja e ouça uma atividade lúdica cênico-musical utilizando cones de linha
A principal função de uma babá é cuidar, com carinho, de crianças. E, para isto, é preciso demonstrar amor e atenção. As babás precisam gostar de brincar, contar histórias, saber se aproximar e se comunicar com as crianças.
As crianças trazem para as suas brincadeiras tudo o que veem, escutam, observam e experimentam. O ato de brincar fica mais interessante quando elas podem combinar os diversos conhecimentos a que têm acesso. Nessas combinações são reveladas suas visões de mundo e descobertas.
Crianças são bastante curiosas. É fato que elas aprendem sobre o mundo interagindo fisicamente com os objetos que encontram. Gostam de tocar, sentir, explorar, verificar as propriedades das coisas colocando-as na boca. A tolerância exagerada com esse interesse inato, entretanto, representa um risco. Quando têm menos de cinco anos, elas têm pouco senso de perigo e, mesmo sem querer, podem se colocar em situações de risco para saciar a curiosidade
Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela. É fazer com que ocorra uma apreciação afetiva e, indo mais além, criativa dos sons que estão a sua volta. Podemos definir a disciplina como a pré-escola da música, um conjunto de atividades que visam a sensibilização,
Nas últimas duas ou três décadas, tem havido um interesse crescente, no mundo inteiro, pelo que chamamos de Metodologias de Aprendizagem Ativa em Sala de Aula. Isso tem acontecido, simplesmente, porque fica cada vez mais evidente que a aula expositiva tradicional constitui a metodologia de ensino menos efetiva dentre todas as existentes.
Especial - O brincar é de enorme valor e prestígio para a criança, à medida que a ajuda a aprender sobre as pessoas e coisas do mundo exterior. Dependendo da qualidade... E mais: vídeo com respostas para a questão: Por que a criança deve brincar?
A brincadeira, como a ação do brincar, refere-se ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não-estruturada. O jogo, por sua vez, é compreendido como uma brincadeira que envolve regras. O brinquedo, utilizado em ambos, é um objeto destinado a divertir.