O trabalho com Artes Plásticas na Educação Infantil amplia o repertório de imagens das crianças, estimulando a capacidade destas de realizar a apreciação artística e de leitura dos diversos tipos de artes plásticas, como escultura, pintura, e outros. Para tal, o professor pode pesquisar e trazer, para a sala de aula, diversas técnicas e materiais, a fim de que as crianças possam experimentá-los, interagindo com eles, a seu modo, e produzindo as suas próprias obras, expressando-se por meio das artes. Assim, as crianças aumentarão suas possibilidades de comunicação e compreensão acerca das Artes Plásticas.
As crianças devem conhecer as mais diversas obras e artistas famosos
As crianças também devem conhecer obras e histórias de artistas (dos mais diversos estilos, países e momentos históricos), apreciando-as e emitindo suas ideias sobre estas produções, estimulando o senso estético e crítico.
O professor deve trabalhar com atividades livres e/ou espontâneas, estimulando o gênio criativo das crianças
Mas não é apenas com os recursos materiais que o professor precisa se preocupar, ele precisa possibilitar um ambiente favorável à criatividade.
Da mesma forma, deve possibilitar atividades livres e/ou espontâneas, como o desenho, que promoverá o movimento de criação e experimentação.
Nessas atividades, as crianças escolhem o quê e como querem desenhar.
Atividades abertas X atividades dirigidas
É importante o equilíbrio entre as atividades mais abertas e as mais dirigidas, pois é na atividade espontânea que a criança pode fazer uso das conquistas realizadas e, assim, ampliá-las.
O professor deve fazer com que a criança reflita sobre o seu próprio traçado, organizando mentalmente, e no papel, a distribuição do espaço na folha e a relação entre figuras
Outra postura importante do professor, quanto à elaboração da criança é levá-la a refletir sobre o seu próprio traçado, organizando mentalmente, e no papel, a distribuição do espaço na folha, a relação entre figuras, a observação das formas, a percepção dos ângulos e retas. Este é um importante exercício para a ampliação da capacidade de criar.
No trabalho com artes plásticas, a observação das suas próprias criações e as dos colegas é uma conduta importante no processo de ensino-aprendizagem.
É importante que a criança observe tanto as suas criações como as de seus colegas
A observação das suas próprias criações e as dos colegas, em situações de troca e uso de bons modelos, é também uma conduta importante no processo de ensino-aprendizagem no trabalho com Artes Plásticas.
Cabe ao professor levar as crianças a museus e exposições, ou ainda incentivá-las à leitura de livros dos mais diversos artistas e obras
Levar as crianças a museus, exposições, promover a leitura prazerosa de livros que contêm obras de artistas são condutas que desenvolvem as impressões, percepções e sentimentos que ocorrem ao entrarmos em contato com a arte produzida pelos homens ao longo de sua história.
Atividades como estas evidenciam que não é apenas a sala de aula que promove e oferece os recursos indispensáveis para o incentivo e a elaboração de trabalhos artísticos.
Dependendo da técnica empregada, os mais diversos materiais podem ser usados
É importante destacar que os materiais variam de acordo com cada técnica empregada. Quando se opta pelo desenho, por exemplo, podem ser utilizados giz de cera, pastel a óleo, pastel seco, lápis de cor, lápis de cor aquarelado, caneta hidrocor, carvão e lápis grafite.
A coordenação motora fina é bastante trabalhada, portanto o controle é essencial; não só o motor, mas principalmente o intelectual. A atenção, a concentração e a criatividade são intensamente explorados.
Quando a técnica escolhida é a pintura, as tintas mais utilizadas são guache, aquarela, anilina e nanquim. A tinta guache exige maior controle de movimentos, libera emoções e incentiva a imaginação.
O professor pode trabalhar modelagem com as crianças, usando massa de argila, plasticina ou papel machê.
O professor pode optar por trabalhar com modelagem
Optando por modelagem, há também um leque de possibilidades: pode ser feita com massa caseira, argila, cera de abelha, plasticina, papel machê e massa de modelar.
O recorte e a colagem podem ser realizados com materiais diversos, como recortes de revistas, jornais, pedaços de papéis coloridos, diversos grãos, serragem, cortiça, purpurina, tecidos e outros que a imaginação de crianças e professores permitir.
Por Andréa Oliveira.
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Entre os cursos, destacam-se:
Curso CPT Artes Plásticas na Educação Infantil
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Curso CPT Teatro na Educação Infantil
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