WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artes Plásticas na Educação Infantil: atividades abertas X atividades dirigidas

No trabalho com Artes Plásticas na Educação Infantil, o equilíbrio entre as atividades mais abertas e as mais dirigidas é primordial, pois é na atividade espontânea que a criança pode fazer uso das conquistas realizadas e, assim, ampliá-las

Artes Plásticas na Educação Infantil: atividades abertas X atividades dirigidas

 

O trabalho com Artes Plásticas na Educação Infantil amplia o repertório de imagens das crianças, estimulando a capacidade destas de realizar a apreciação artística e de leitura dos diversos tipos de artes plásticas, como escultura, pintura, e outros. Para tal, o professor pode pesquisar e trazer, para a sala de aula, diversas técnicas e materiais, a fim de que as crianças possam experimentá-los, interagindo com eles, a seu modo, e produzindo as suas próprias obras, expressando-se por meio das artes. Assim, as crianças aumentarão suas possibilidades de comunicação e compreensão acerca das Artes Plásticas.

As crianças devem conhecer as mais diversas obras e artistas famosos

As crianças também devem conhecer obras e histórias de artistas (dos mais diversos estilos, países e momentos históricos), apreciando-as e emitindo suas ideias sobre estas produções, estimulando o senso estético e crítico.

O professor deve trabalhar com atividades livres e/ou espontâneas, estimulando o gênio criativo das crianças

Mas não é apenas com os recursos materiais que o professor precisa se preocupar, ele precisa possibilitar um ambiente favorável à criatividade.

Da mesma forma, deve possibilitar atividades livres e/ou espontâneas, como o desenho, que promoverá o movimento de criação e experimentação.

Nessas atividades, as crianças escolhem o quê e como querem desenhar.

Atividades abertas X atividades dirigidas

É importante o equilíbrio entre as atividades mais abertas e as mais dirigidas, pois é na atividade espontânea que a criança pode fazer uso das conquistas realizadas e, assim, ampliá-las.

O professor deve fazer com que a criança reflita sobre o seu próprio traçado, organizando mentalmente, e no papel, a distribuição do espaço na folha e a relação entre figuras

Outra postura importante do professor, quanto à elaboração da criança é levá-la a refletir sobre o seu próprio traçado, organizando mentalmente, e no papel, a distribuição do espaço na folha, a relação entre figuras, a observação das formas, a percepção dos ângulos e retas. Este é um importante exercício para a ampliação da capacidade de criar.

A observação de suas criações e a dos colegas é muito importante no trabalho com arte

No trabalho com artes plásticas, a observação das suas próprias criações e as dos colegas é uma conduta importante no processo de ensino-aprendizagem. 

É importante que a criança observe tanto as suas criações como as de seus colegas

A observação das suas próprias criações e as dos colegas, em situações de troca e uso de bons modelos, é também uma conduta importante no processo de ensino-aprendizagem no trabalho com Artes Plásticas.

Cabe ao professor levar as crianças a museus e exposições, ou ainda incentivá-las à leitura de livros dos mais diversos artistas e obras

Levar as crianças a museus, exposições, promover a leitura prazerosa de livros que contêm obras de artistas são condutas que desenvolvem as impressões, percepções e sentimentos que ocorrem ao entrarmos em contato com a arte produzida pelos homens ao longo de sua história.

Atividades como estas evidenciam que não é apenas a sala de aula que promove e oferece os recursos indispensáveis para o incentivo e a elaboração de trabalhos artísticos.

Dependendo da técnica empregada, os mais diversos materiais podem ser usados

É importante destacar que os materiais variam de acordo com cada técnica empregada. Quando se opta pelo desenho, por exemplo, podem ser utilizados giz de cera, pastel a óleo, pastel seco, lápis de cor, lápis de cor aquarelado, caneta hidrocor, carvão e lápis grafite.

A coordenação motora fina é bastante trabalhada, portanto o controle é essencial; não só o motor, mas principalmente o intelectual. A atenção, a concentração e a criatividade são intensamente explorados.

Quando a técnica escolhida é a pintura, as tintas mais utilizadas são guache, aquarela, anilina e nanquim. A tinta guache exige maior controle de movimentos, libera emoções e incentiva a imaginação.

O professor pode optar por trabalhar com modelagem

O professor pode trabalhar modelagem com as crianças, usando massa de argila, plasticina ou papel machê.

O professor pode optar por trabalhar com modelagem

Optando por modelagem, há também um leque de possibilidades: pode ser feita com massa caseira, argila, cera de abelha, plasticina, papel machê e massa de modelar.

O recorte e a colagem podem ser realizados com materiais diversos, como recortes de revistas, jornais, pedaços de papéis coloridos, diversos grãos, serragem, cortiça, purpurina, tecidos e outros que a imaginação de crianças e professores permitir.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Educação Infantil, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Artes Plásticas na Educação Infantil

Curso CPT Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura

Curso CPT de Origami - Arte da Dobradura de Papéis

Curso CPT Teatro na Educação Infantil

Curso CPT Educação Infantil - Musicalização Infantil

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?