Quando uma criança não está falando, embora já tenha idade para isso; não está se expressando bem, e age apenas aos gritos e com agressividade, ou tem muita insegurança; não está conseguindo fazer os exercícios da escola como esperado; ou, ainda, não consegue correr e brincar como as outras crianças, fique atento. Algo está bastante errado com ela.
As atividades educativas para crianças de 0 a 3 anos devem fazer com que elas desenvolvam as seguintes capacidades: Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo
Atividade de água (Aa) é um índice que influencia diretamente o risco de contaminação dos alimentos, pois o crescimento dos microrganismos depende fundamentalmente da quantidade de água existente na constituição dos alimentos. Os valoresde Aa das substâncias variam de 0 a 1, sendo que a água pura possui Aa igual a 1 e a maioria dos alimentos frescos (carnes, leite, vegetais, frutas) possui valores de atividade de água superiores a 0,95.
O professor, ao orientar as primeiras atividades de expressão da criança, no trabalho com o teatro, precisa considerar, antes de tudo, suas manifestações espontâneas, a única coisa que permitirá a ela exteriorizar a personalidade
Monólogo coletivo: ocorre quando duas crianças estão juntas e uma delas faz frases a qual ninguém ouve. Sua linguagem não é comunicativa, apesar de estar em grupo.
Geralmente, a passagem para o peniquinho deve ser iniciada em torno de um ano e seis meses, quando a criança já tem horários relativamente regulares para evacuação, já tem a capacidade de compreender e nomear o que são fezes, e indica que as fraldas estão sujas, dizendo "cocô". Precedendo essa fase, a criança já identifica a sensação de ter o reto cheio de fezes e pede ou se dirige ao peniquinho.
Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, o organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. Por isso, o sol é fundamental para a saúde da criança, que está em fase de crescimento ósseo.
A criança tem pouca capacidade de concentração e com frequência comete erros em trabalhos escolares e provas por puro descuido; É comum a criança com TDA/H perder a atenção no que o professor está falando e ficar pensando em coisas não relacionadas à aula
Sugestões para se comunicar de forma adequada com as crianças: Use estímulos orais; Obtenha a atenção da criança antes de falar com ela
Pais autoritários, agressivos e abusivos que tendem a humilhar os filhos com castigos, gritos e agressões podem ter filhos agressivos. Essas crianças revelam sua agressividade, na escola, depreciando seus colegas, com apelidos pejorativos, quando mostram todo o sentimento de revolta e ressentimento