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As artes plásticas atuam positivamente no desenvolvimento mental da criança

Na educação infantil, trabalhar com as artes plásticas é um mecanismo de grande importância para o desenvolvimento intelectual da criança, já que gestos e traços desenvolve sua atividade mental

As artes plásticas atuam positivamente no desenvolvimento mental da criança

 

Na educação infantil, trabalhar com as artes plásticas é um mecanismo de grande importância para o desenvolvimento intelectual da criança. Quando ela pega o lápis e descobre seus primeiros registros no papel, começa a rabiscar obsessivamente. Ao final do seu primeiro ano de vida, porém, ela já é capaz de manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas. A permanência da linha no papel se investe de magia e esta estimula sensorialmente a vontade de prolongar este prazer, o que significa uma intensa atividade interna. Ao mesmo tempo em que a criança faz a associação de gestos e traços desenvolve sua atividade mental.

Quando a criança pega no lápis e descobre seus primeiros registros no papel, começa a rabiscar obsessivamente. Foto: Reprodução

Quando a criança pega no lápis e descobre seus primeiros registros no papel, começa a rabiscar obsessivamente. Foto: Reprodução

Educação infantil - rabiscos ou  garatujas iniciais

Os rabiscos iniciais, ou garatujas iniciais básicas, classificam-se como unidades gráficas e estarão contidas em qualquer desenho, seja ele figurativo ou não. No momento em que desenha, a criança imprime marcas no papel de uma forma espontânea e em diversas direções. Isso ocorre devido ao fato de ela ainda não ter o domínio de proporção sobre o papel. Na garatuja, a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície e, ao constatar os efeitos visuais que essa ação produziu, ela sente muito prazer. É enquanto desenha que as crianças visualizam as formas em meio ao seu rabisco, ainda que só ela consiga visualizá-las, mostrando a sua própria experiência individual. À medida que a criança passa a ter o domínio das sensações imediatas, ela se torna capaz de estabelecer semelhanças e diferenças entre os elementos. É importante destacar que isso acontece a partir dos dois anos de idade, quando os gestos, naturalmente, vão se arredondando, e o surgimento do círculo evidencia no desenho a composição de uma forma fechada.

Educação infantil - o círculo

É a partir do círculo que são criadas formas geométricas concêntricas, tensões internas, externas e outras, nascendo o círculo de movimentos contínuos, em que o movimento motor é instintivo. A criança já faz diferentes tipos de desenho, normalmente partindo do círculo. Este é um momento em que a figura humana começa a surgir através de bonecos caracterizados principalmente por ausência de tronco, de onde os braços partem diretamente desse, ou mesmo os braços partem da cabeça. Nesta fase, ainda que a criança tenha sugestões externas para “consertar” seu boneco, ela continuará desenhando dessa mesma forma, pois a mudança só ocorre na fase seguinte, quando algo novo acontece.

A criança já faz diferentes tipos de desenho, normalmente partindo do círculo. Foto: Reprodução

A criança já faz diferentes tipos de desenho, normalmente partindo do círculo. Foto: Reprodução

Educação infantil - os símbolos

O desenvolvimento progressivo do desenho implica em mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos. Essa passagem é possível graças às interações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas. Da garatuja para o desenho de formas mais estruturadas, a criança desenvolve a intenção de elaborar imagens no fazer artístico. Começando com símbolos muito simples, ela passa a articulá-los no espaço bidimensional do papel, na areia, na parede ou em qualquer outra superfície. Passa também a constatar a regularidade nos desenhos presentes no meio ambiente e nos trabalhos aos quais ela tem acesso, incorporando esse conhecimento em suas próprias produções. Assim, é importante que o professor conheça bem estas etapas, para que o respeito ao processo de criação da criança seja garantido, evitando todo e qualquer tipo de cópia, já que esta inibe a expressão original da criança, ocasionando um aprendizado deficiente.

Conheça os Cursos CPT, da área Educação Infantil, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

Os rabiscos iniciais, ou garatujas iniciais básicas, classificam-se como unidades gráficas e estarão contidas em qualquer desenho. Foto/Crédito: Tillwe

Os rabiscos iniciais, ou garatujas iniciais básicas, classificam-se como unidades gráficas e estarão contidas em qualquer desenho. Foto/Crédito: Tillwe

Curso Artes Plásticas na Educação Infantil

Curso  CPT Confecção de Histórias de Flanelógrafo

Curso CPT Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias  

Curso CPT Educação Infantil - Musicalização Infantil 

Curso CPT Educação Infantil - Linguagem Oral e Escrita 

Curso
CPT Educação Física Infantil

Curso
CPT Teatro na Educação Infantil 

Por Silvana Teixeira

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