
A tomada da prisão da Bastilha, também conhecida como Queda da Bastilha, em Paris, capital da França, foi feita pelas populações pobres em 14 de julho de 1789. Esta data é comemorada até os dias de hoje (feriado nacional), já que foi considerada o símbolo maior da Revolução Francesa. Mas, afinal, como esse fato histórico aconteceu? Você pergunta.
A resposta é simples:
Durante o reinado de Luís XVI, a França passava por uma grande crise financeira, desencadeada pelo custo da intervenção do país na Guerra Revolucionária Americana, e exacerbada por um sistema desigual de taxação. Parisienses revoltados, então, já criando estratégias revolucionárias que os fizessem serem vistos no centro da praça pública da cidade, a fim de mostrar sua insatisfação, neste episódio, armam-se, assaltando o almoxarifado real. Lá eles tomam posse dos rifles e vão até a Bastilha, prisão medieval desativada, que continha apenas sete prisioneiros na ocasião, com o intuito de conseguir pólvora para munir as armas que haviam acabado de roubar. Uma vez armados e munidos, eles iniciam uma onda de saques ao comércio local e demais vandalices e violências. Este acontecimento tornou-se um ícone da República Francesa.
“É importante salientar, inclusive, que durante a tomada da Bastilha o diretor da prisão, o marquês de Launay, foi morto, decapitado e a sua cabeça, espetada na ponta de uma lança, desfilou pelas ruas numa celebração macabra, tamanha foi a violência que envolveu este ato político”, afirma Fábio Rigueira Simão, professor responsável pela Aula 5, Ecos da Marselhesa – Revolução Francesa, Igualdade, Liberdade e Fraternidade, da Série Professor Eventual, Volume V, elaborada pelo Centro de Produções Técnicas - CPT.
Os sete presos, soltos pelos protestantes, arrastaram-se para fora sob o aplauso comovido da multidão aos arredores da fortaleza devassada. Posteriormente, a Bastilha, localizada no bairro Santo Antônio, um dos mais populares de Paris, foi incendiada e destruída. Este acontecimento tomou dimensões incalculáveis, de efeito eletrizante. Onde a notícia chegava, por mais longe fosse, provocava nas pessoas a sensação de que algo verdadeiramente grandioso havia ocorrido.
A quantidade de mortos durante a Queda da Bastilha é incerta, apesar de alguns relatos declararem o óbito de 99 pessoas (98 populares e apenas 1 defensor da Bastilha).
Quer saber mais? Conheça todos os volumes da série Professor Eventual CPT, disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:
Aula 1- Legados das Civilizações Clássicas para a Civilização Contemporânea
Aula 2- Apoteose do Homem Renascimento Cultural e Antropocentrismo
Aula 3- Terra à Vista - Grandes Navegações e Mercantilismo
Aula 4- A Grande Transformação Revolução Industrial e Contradições do Mundo Capitalista
Aula 5- Ecos da Marselhesa - Revolução Francesa Igualdade, Liberdade e Fraternidade
Aula 6- Primeira Guerra Mundial
Aula 7- A Voz do Operário Revolução Russa e Fundação da Russa
Aula 8- A Crise de 1929 e o Colapso do Liberalismo
Aula 9- O Triunfo da Vontade - Regimes Totalitários
Aula 10- Segunda Guerra Mundial
Quer saber mais sobre a Sperie Professor Eventual Volume V? Dê Play no vídeo abaixo:
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Wikipédia.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.