WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especialista: Envelhecer favorece o aparecimento de diversas doenças

O envelhecimento traz consigo diversas alterações na vida humana, diminuição das funções orgânicas e biológicas, diminuição da eficiência do sistema imunológico e várias doenças

Especialista: O envelhecimento favorece o aparecimento de diversas doenças   Artigos Cursos CPT

 

Com o processo de envelhecimento ocorrem diversos tipos de alterações na vida humana, além da diminuição das funções orgânicas que e biológicas.

“Essas alterações acarretam disfunções orgânicas que, associadas à diminuição da eficiência do sistema imunológico, favorecem uma infinidade de doenças”, afirma Leonardo Santana Rocha, professor da Aula 10 - Enfermeiro.

É importante que os enfermeiros e os cuidadores de idosos estejam preparados para identificar os principais sintomas dessas doenças, para informá-las ao médico, e este poder tomar as medidas necessárias.

Essa função dos enfermeiros e cuidadores de idosos é fundamental para a saúde das pessoas idosas, uma vez que, para que quase todas as doenças e síndromes, o tratamento nas fases iniciais são mais eficientes e com maior chance de sucesso.

Mas essa identificação também é importante no dia a dia, pois grande parte das doenças podem ser prevenidas por meio de mudanças de hábito como alimentação, atividade física, evitar o fumo e outras drogas.

Prevenindo os erros de medicação


Os pacientes idosos usam em média três a quatro tipos diferentes de medicamentos ao dia, em horários diversos.

Sabe-se que, quanto maior o número de medicamentos utilizados, maior a chance de erros na sua administração, seja na dose, no horário, no tipo de medicamento ou na forma de administração.

Isso pode acontecer tanto por parte do idoso, na autoadministração da medicação, quanto por parte do cuidador ou enfermeiro, que pode estar sobrecarregado com outras tarefas.

O uso incorreto de medicamentos entre os idosos é uma importante causa de internações, e até mesmo de morte. Por isso, a atenção às orientações abaixo são bastante úteis:


- Nunca acrescente, substitua ou retire medicamentos, sem antes consultar o médico;
- Não repita as receitas antigas quando achar que o idoso apresenta o mesmo problema;
- Não administre para o idoso medicamentos indicados para outra pessoa. O contrário também é proibido.
- Informe ao médico se observar o aparecimento de sintomas inesperados no idoso. Não use outro medicamento, por conta própria, para tratar esses sintomas!
- Cuidados devem ser tomados com medicamentos cujos nomes, embalagens ou formatos são muito parecidos, de forma a evitar confusão entre eles e garantir a administração incorreta;
- É sempre recomendável deixar os medicamentos na própria caixa e embalagem, evitando ao máximo sua retirada do blister (embalagem plástica dos comprimidos com “bolhas”);
- A administração de qualquer medicamento deve ser feita conforme orientação médico ou da bula, para evitar erros de administração.

Gostou do assunto? Conheça as Aulas CPT na área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?