
Quando alguém perguntar se é possível produzir energia elétrica utilizando biomassa, a resposta a ser dada para essa pessoa é sim; é perfeitamente possível, apesar de nos dias de hoje ainda encontramos pessoas que, mal informadas, acreditam ser a biomassa apenas lixo. Para essas pessoas, no entanto, a resposta é não, biomassa não é lixo!
“Biomassa, na verdade, é qualquer matéria orgânica que pode ser aproveitada para gerar energia mecânica, térmica ou elétrica. Podemos citar, como exemplo, restos de uma cultura agrícola, madeira, resíduos (fezes) de porco e, ainda, não mais os restos, sim uma cultura especialmente plantada para este fim”, afirma Augusto Luís Ruegger Almeida Neves, professor responsável pela Aula12 – Como Produzir Energia Elétrica a Partir da Biomassa,, elaborada pelo Centro de Produções Técnicas.
Essa massa produzida, ou seja, essa quantidade de carbono à disposição do homem, pode ser usada de diversas formas e para diversos fins, inclusive para gerar energia térmica, mecânica e elétrica, conclui Ruegger.
Fontes biológicas de biomassa
1- Biomassa de origem vegetal
Florestas plantadas especificamente para esta finalidade, também conhecidas como florestas energéticas. A madeira é processada e depois queimada para a geração de energia.
2- Biomassa de origem agrícola
Restos de culturas, por exemplo a soja, o arroz, a cana-de-açúcar, entre outras, cujas sobras também podem ser queimadas para a geração de energia.
3- Biomassa originados de rejeitos urbanos e industriais
Aproveitamento de parte do lixo produzido diariamente nas cidades e polos industriais. Neste caso, porém, os rejeitos não serão queimados conforme a biomassa de origem agrícola e sim levados a um tanque para a fermentação.
Gostou do assunto? Conheça as Aulas CPT na área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Wikipédia.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.