WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cód.: 451008
Meio Ambiente - Ensino Médio
Meio Ambiente - Ensino Médio
Meio Ambiente - Ensino Médio
Meio Ambiente - Ensino Médio
Meio Ambiente - Ensino Médio
Meio Ambiente - Ensino Médio
Prof.ª Svetlana Fialho, Prof. Dr. Flávio Barbosa, Prof. Dermeval Lopes, Prof.ª Maria Cortes, Prof. José Mauro, Prof.ª Ana Paula Andrade, Dr. Augusto Neves e Prof. Cícero Antônio

O que as Aulas Incluem?

  • Carga Horária: 40 horas
  • Filmes Demonstrativos: 10h 20min
  • Tempo de Acesso: 6 meses
  • Conteúdo Interativo: 151 págs.
  • Avaliação
  • Livro Digital
  • Certificado Digital
  • Acesso Imediato

Bônus: exercícios no final de cada módulo com respostas corretas

Sobre as Aulas

Há séculos os homens vêm retirando da natureza mais do que o necessário, de modo que já estamos colhendo os frutos da exploração ambiental desenfreada: mudanças climáticas, poluição do solo, ar e águas e escassez dos recursos hídricos são algumas das consequências da ação humana, seja direta ou indireta. A nós, cabe entender todo esse processo, conscientizarmos sobre os riscos de continuar agindo como estamos e pensarmos maneiras de solucionar esses problemas. Assim, as aulas de Meio Ambiente para Ensino Médio desenvolvidas pelo CPT - Centro de Produções Técnicas traz um material didático inédito, que propõe discussões importantes sobre saneamento básico, clima, ciclo da água, aquecimento global, sustentabilidade, consumo, queimadas, energias renováveis, coleta de lixo e reciclagem, entre muitos outros.

Professor das Aulas

Prof.ª Svetlana Fialho Soria Galvarro

Prof.ª Svetlana Fialho Soria Galvarro

Engenheira Agrícola e Ambiental e Mestre em Engenharia Agrícola.

Prof. Dr. Flávio Barbosa Justino

Prof. Dr. Flávio Barbosa Justino

Graduado em Meteorologia, 1996, Universidade Federal da Paraíba; M.S. Ciências, 2000, Universidade de São Paulo; Doutor em Meteorologia, 2004, Christian-Albrechts-Universitat Zu Kiel - Alemanha.

Prof. José Dermeval Saraiva Lopes

Prof. José Dermeval Saraiva Lopes

É Engenheiro Agrícola, formado pela Universidade de Viçosa (UFV). No período de agosto de 1992 a agosto de 1993, realizou trabalho de Especialização em Mecanização Agrícola na EMBRAPA/CNPMS, em Sete Lagoas - MG. Possui Mestrado em Engenharia Agrícola, também pela UFV. No início de 1997 assumiu um dos cargos de Diretor de Produção no Centro de Produções Técnicas e, até o momento, já dirigiu mais de 25 projetos nas áreas de Armazenamento, Construções Rurais, Água na Agricultura, Saneamento, Energia Alternativa e Eletricidade na Fazenda.

Prof.ª Maria Oliveira Cortes

Prof.ª Maria Oliveira Cortes

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa, atualmente a prof.ª Maria é coordenadora de um projeto de educação ambiental através da arte, pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), com crianças e adolescentes. Tem grande experiência na área de educação infantil, literatura infantil e juvenil, iniciação teatral, contação de histórias, elaboração de materiais didáticos, coordenação pedagógica de projetos e extensão rural.

Prof. José Mauro de Souza Lima

Prof. José Mauro de Souza Lima

Jornalista e Locutor Profissional.

Prof.ª Ana Paula Rodrigues Andrade

Prof.ª Ana Paula Rodrigues Andrade

A comunicação eficaz é absolutamente essencial para o sucesso organizacional. O departamento de telemarketing expressa, por meio da voz de seus teleoperadores, o perfil da empresa, já que é responsável por boa parte da comunicação externa. A Profª. Ana Paula é Psicóloga e Especialista em Psicologia Comportamental e Vendas. Há mais de 20 anos, treina pessoas para o setor comercial e telemarketing. "Não se contrata para telemarketing pessoas falantes e sim pessoas que saibam ouvir e tenham um tom de voz adequado para falar ao telefone, que estejam treinadas e prontas para atender". Quanto mais preparada para o atendimento e vendas a sua equipe estiver, melhores serão os resultados em metas. Afinal, as vendas em telemarketing são o coração de uma empresa.

Dr. Augusto Luis Ruegger Almeida Neves

Dr. Augusto Luis Ruegger Almeida Neves

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Informática aplicada à Economia de Agroindústrias pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa e  Doutor em Energia na Agricultura também por essa Universidade,  o Prof. Augusto atua, principalmente, nos seguintes temas: análises de rentabilidade, projetos de agroindústrias, capacitação gerencial e microcervejarias - implantação e projetos. Gestor da Estação Florestal Sítio dos Nobres.

Prof. Cícero Antônio Antunes Catapreta

Prof. Cícero Antônio Antunes Catapreta

Engenheiro Civil, Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental, Mestre e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. É Engenheiro Sanitarista da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte/MG e Professor do Centro Universitário UNA e da PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

  • Aula 1 - Saneamento Básico: O Problema das Cidades
    • Saneamento básico: o grande problema das cidades
    • Lei federal do saneamento básico
    • Entendendo os quatros grupos
    • Quais as consequências da falta de saneamento básico?
    • Conclusões
    • Exercícios da Aula
  • Aula 2 - Climas do Brasil
    • Climas do Brasil
    • Principais classificações climáticas do Brasil   
    • Climas das regiões brasileiras
    • Eventos climáticos
    • Problemas climáticos nas grandes cidades
    • Considerações finais
    • Exercícios da Aula
  • Aula 3 - Oceanos
    • Os oceanos
    • Características da composição das águas oceânicas
    • O ciclo da água
    • Ondas e marés
    • Principais influências do oceano no clima
    • Pesca
    • Considerações finais
    • Exercícios da Aula
  • Aula 4 - Água: Fonte de Vida
    • Água: fonte de vida
    • De onde vem a água?
    • Como a água chega até nossas torneiras?
    • Por que faltaria água em nossas torneiras?
    • Por que é necessário tratar a água?
    • O que é água tratada?
    • Como a água tratada chega até nossas casas?
    • O que fazer para não faltar água?
    • Exercícios da Aula
  • Aula 5 - Aquecimento Global: Cuidando do Seu Lugar no Planeta
    • Aquecimento global
    • Tempo e clima
    • Políticas e pesquisas
    • O planeta Terra hoje
    • O que é aquecimento global?
    • Causas do aquecimento global
    • O futuro está comprometido?
    • Medidas colaborativas
    • Considerações finais
    • Exercícios da Aula
  • Aula 6 - Sustentabilidade Urbana
    • Sustentabilidade urbana: práticas para melhorar a qualidade de vida
    • Cidades sustentáveis
    • Estratégias de sustentabilidade urbana
    • Lugares que já implementam medidas sustentáveis
    • Considerações finais
    • Exercícios da Aula
  • Aula 7 - Trabalho e Consumo
    • Trabalho e consumo
    • Consumimos para quê?
    • O leite
    • Nós, os consumidores
    • Vamos refletir em mudanças
    • Exercícios da Aula
  • Aula 8 - Queimadas e suas Consequências
    • Introdução
    • O que são queimadas e incêndios florestais?
    • Causas das queimadas e dos incêndios florestais
    • Consequências das queimadas ou dos incêndios
    • Conhecendo o fogo
    • Combate ao fogo
    • Prevenção
    • Considerações finais
    • Exercícios da Aula
  • Aula 9 - O Produtor de Água
    • O produtor de água
    • Sistema solo-planta-atmosfera
    • Base teórica
    • Bacia hidrográfica
    • Objetivos e estratégias
    • Erosão hídrica e impactos ambientais
    • Tecnologia conservacionista para o controle da erosão hídrica e recarga de água
    • Conclusão
    • Exercícios da Aula
  • Aula 10 - Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Sol
    • Energia solar
    • O efeito fotovoltaico
    • O modelo atômico e o efeito fotovoltaico
    • As instalações dos painéis e uso final da eletricidade
    • Eficiência de conversão da luz solar em energia elétrica
    • Produtos comerciais que utilizam energia solar
    • Como dimensionar um sistema de geração fotovoltaica para uso residencial
    • Exercícios da Aula
  • Aula 11 - Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Vento (Energia Eólica)
    • Energia eólica
    • Produção da energia elétrica com a força dos ventos
    • Mapa de ventos do Brasil
    • Funcionamento de um cata-vento
    • O efeito eletromagnético
    • Considerações finais
    • Exercícios da Aula
  • Aula 12 - Como Produzir Energia Elétrica a Partir da Biomassa
    • Como produzir energia elétrica a partir da biomassa
    • Biomassa: origem
    • Biomassa: transformação em energia
    • Tipos e meios de cultura de bactérias anaeróbias
    • Biodigestor
    • Para refletir
    • Exercícios da Aula
  • Aula 13 - Florestas Urbanas
    • Florestas urbanas
    • Esquema do sombreamento arbóreo na face oeste
    • Em um ano, uma árvore
    • Temos algumas situações que, quando mal gerenciadas, causam problemas
    • A arborização urbana de vias públicas
    • Para refletir
    • Exercícios da Aula
  • Aula 14 - Coleta Seletiva e Reciclagem
    • Coleta Seletiva e Reciclagem
    • Aspectos favoráveis da coleta seletiva
    • Reciclagem
    • Vantagens e benefícios da reciclagem
    • Como fazer coleta seletiva na sua escola
    • Considerações finais
    • Exercícios da Aula
  • Aula 15 - O Lixo no Aterro Sanitário
    • O Lixo no Aterro Sanitário
    • Principais problemas da disposição de resíduos sólidos (lixo) em locais inadequados
    • Métodos de disposição de resíduos sólidos
    • Escolha de áreas para implantação de aterros sanitários
    • Como construir e operar um aterro sanitário?
    • Esgotamento da capacidade do aterro
    • Monitoramento de aterros sanitários
    • Outras estruturas de um aterro sanitário
    • Considerações finais
    • Exercícios da Aula

Certificação pela Universidade Online de Viçosa

Ao fazer a Aula online do CPT, o aluno adimplente será submetido a uma avaliação e, sendo aprovado nesta aula, receberá um certificado emitido pela UOV - Universidade Online de Viçosa. A UOV é uma Instituição Certificadora, afiliada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Nossos certificados são registrados, contendo em sua frente o nome da Instituição Certificadora e o do CPT - Centro de Produções Técnicas, o nome do aluno, o título da aula, a carga horária, a data de emissão do certificado e as assinaturas do responsável pelo Setor de Avaliação e do Diretor do CPT. Em seu verso, é descrito o Programa da Aula, com a impressão do carimbo oficial da Instituição Certificadora, o número do Registro e a assinatura do responsável pelo Registro.

O Registro do Certificado fica oficializado e o Setor é responsável por prestar informações a qualquer pessoa, empresa ou instituição sobre a veracidade do documento. Veja um exemplo ilustrativo do Certificado de Conclusão de Aula.

Esta Aula possui uma avaliação constituída de 20 questões elaboradas, criteriosamente, abordando todo o conteúdo da Aula.

Para ser aprovado, o aluno adimplente deverá obter um desempenho igual ou superior a 70% (setenta por cento) de acerto das questões da avaliação. Abaixo de 70% (setenta por cento), o aluno reprovado terá ainda mais 2 oportunidades de fazer a avaliação final, ou seja, o aluno terá direito a três chances para receber o certificado.

A partir da quarta chance, o aluno deverá efetuar uma rematrícula da aula, na qual terá mais três chances.

Apenas o aluno que realizar a prova e for aprovado receberá o certificado. O Certificado tem validade para fins de provas de títulos ou curriculares, como certificado de capacitação profissional, aperfeiçoamento, ou qualificação, respeitando a carga horária descrita. O certificado NÃO pode ser utilizado para outros fins, como certificado de curso técnico, curso de graduação ou pós-graduação, por exemplo.

  • Professores, estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e períodos iniciais da Graduação e demais interessados em aprender sobre os mais diversos temas, relacionados ao currículo escolar da Educação Básica, tão importantes em nossas vidas.

Nas Aulas produzidas pelo CPT, você encontra o que há de melhor em EAD – Ensino a Distância, no país. Os motivos são muitos, mas vamos destacar apenas alguns. Veja!

Professores Especializados

Professores Especializados

- As aulas são elaboradas por professores altamente especializados em suas áreas de atuação.

- Os professores escolhidos possuem grande experiência prática na área da aula. Portanto, não são conteudistas, tutores ou parafraseadores.

- Os professores estão presentes nos filmes, transmitindo informações ao aluno por meio de depoimentos e demonstrações claras dos processos ou das técnicas a serem aprendidas, o que é relembrado em ilustrações especiais ao longo da aula.

- Os professores são os autores e assinam um conteúdo de altíssima qualidade.

Aula com Metodologia Diferenciada

Aula com Metodologia Diferenciada

- As aulas destacam-se, dentre os demais formatos, por serem objetivas, práticas, eficientes e por oferecerem um grande volume de informações, em um curto espaço de tempo.

- A aula é constituída de conteúdo para leitura (o conteúdo completo está disponível nas páginas digitais), além de apresentar atividades interativas e filmes que mostram a prática.

- No conteúdo para leitura, você encontra as diretrizes e toda a parte teórica da aula. De tempo em tempo, há uma chamada para que você assista a um filme específico, complementando as informações lidas. Em cada aula, existem exercícios para fixação dos assuntos abordados e, ao final da aula, há uma avaliação que lhe dará direito a um certificado.

- “Uma imagem vale mais do que mil palavras.” É com base neste conceito que as Aulas são elaboradas. Assim, nos filmes, o aluno recebe informações diretamente do professor e é transportado, por meio de imagens, a uma realidade prática, mostrando exemplos de processos, fabricação, produção, entre outros assuntos. Um diferencial inigualável!

- Você pode estudar em qualquer lugar, definindo seu próprio ritmo! Para começar a se capacitar, não existem entraves: você não depende de turmas ou pontos físicos de aula.

- Você faz uma aula elaborada por uma Instituição com 38 anos de experiência e sucesso, que capacitou mais de 2 milhões de alunos.

Uma Equipe Especial

Uma Equipe Especial

- Por trás dessas aulas produzidas pelo CPT, existem centenas de profissionais especializados e motivados, que têm como principal função apoiar e contribuir com os Professores na busca de soluções para facilitar a aprendizagem dos alunos.

- Um Conselho Editorial, que é um grupo constituído de profissionais altamente qualificados, com a importante responsabilidade de avaliar, propor melhorias e aprovar a liberação da aula dentro de um padrão otimizado para os alunos. O Conselho Editorial é que dá o tom e o respaldo para a uniformidade e manutenção da qualidade das aulas.

- Especialistas nas mais diversas áreas, como: equipe pedagógica, diretores de produção, diretores de fotografia, editores de vídeo, especialistas em computação gráfica, diagramadores de livros, revisores de português, equipes de TI, dentre outros trabalham com irrestrita confiança de que as aulas irão satisfazer plenamente as expectativas dos estudantes.

Aulas de Meio Ambiente - Ensino Médio

Preencha para ver a oferta

Desejo receber um cupom de 5% OFF diretamente em meu Whatsapp

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?