WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como explicar a grande variação climática da região Sudeste?

O Sudeste tem um clima bastante particular por estar em transição entre uma região extremamente seca, que é o Nordeste do Brasil, e uma região com altos valores de precipitação, que é a região Sul

Como explicar a grande variação climática da região Sudeste?   Artigos Cursos CPT

 

O Sudeste é a região do Brasil em que se encontra a maior população. É, também, a região onde se encontram os maiores recursos financeiros e é a região de maiores recursos naturais do país.

Essa região brasileira possui um clima extremamente variável, sofrendo fortes influências, a todo momento, da altitude.

“Para se ter ideia, ao Norte, a região Sudeste apresenta um clima cujos valores de temperatura são próximos aos valores observados no Semiárido brasileiro, e valores de temperatura muito próximos aos valores de clima tropical”, afirma Dr. Flávio Barbosa Justino, professor responsável pela Aula 2 – Climas do Brasil - elaborada pelo Centro de Produções Técnicas.

Desta forma, a região Sudeste tem um clima bastante particular, o que se justifica principalmente por ser esta uma região de transição entre uma região extremamente seca, que é o Nordeste do Brasil, e uma região com altos valores de precipitação, que é a região Sul. Por assim ser, temos toda essa variabilidade, tanto de temperatura quanto de precipitação de chuvas na região Sudeste.

Caracterização do Clima da Região Sudeste


- O Sudeste é a região do Brasil de maior variedade de tipos de clima;
- Prevalece o clima tropical de altitude no interior e o tropical oceânico no litoral;
- O norte de Minas Gerais possui clima semiárido e faz parte do Polígono das Secas Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri);
- A temperatura média anual está entre 20 ºC, na divisa entre São Paulo e Paraná (onde observamos os menores valores de temperatura), e 24 ºC no Norte de Minas Gerais, cuja vegetação é semelhante à da Caatinga (encontrada no Nordeste do Brasil);
- Principais fatores da variabilidade climática: posição latitudinal Transição entre a região equatorial e a região subtropical), topografia acidentada (caracterizada pelas serras, como a serra do mar, serra da mantiqueira e a serra dos órgãos) e a influência dos sistemas de circulação subtropical, que causam fortes chuvas durante o verão.

Assim como em outros lugares do planeta, sempre que determinada região estiver em uma posição de transição entre outras duas, haverá uma diversidade climática muito maior que em regiões tropicais ou regiões equatoriais.

Gostou do assunto? Conheça as Aulas CPT na área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?