WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uso da internet como instrumento de ensino

A internet pode ser uma aliada fiel na hora de educar as crianças.

 Uso da internet como instrumento de ensino    Artigo CPT

Na internet, o navegante tem a oportunidade de acompanhar, simultaneamente, quase em tempo real, o noticiário sob múltiplas óticas. Os sites e blogs jornalísticos noticiam e comentam os acontecimentos cada um sob sua própria visão de mundo, de forma semelhante ao que faz a mídia impressa tradicional, é o que diz Per Christian Braathen do Curso CPT de Mídias na Educação. 


A internet pode ser definida como muitas redes de comunicação diferentes, dirigidas e operadas por uma grande quantidade de organizações interconectadas coletivamente. Essa super-rede permite a comunicação e o compartilhamento de recursos e dados com pessoas de um mesmo país e do resto do mundo. Em outras palavras, a internet é, sem dúvida, o mais avançado recurso de pesquisa em todo o mundo. Quando uma pessoa se conecta à internet, tem acesso a tudo o que se produz no planeta e está disponibilizado na rede. Diante disso, inúmeras possibilidades se abrem para a educação quanto ao uso da internet como instrumento de ensino.


A internet pode oferecer informações para alunos de todas as idades, desde que a pesquisa seja bem direcionada. Para o professor, ela significa acesso a informações para melhorar sua própria formação, para apoio ao processo de ensino-aprendizagem e o uso direto dos seus alunos (tanto para aprender como para o entretenimento.


Atualmente, computadores, celulares, smartphones, tablets e outros equipamentos com capacidade de acesso à internet, vêm conquistando a preferência dos alunos, por inúmeros motivos, entre os quais a velocidade com que a informação chega a eles. Por outro lado, a grande mídia impressa, ou seja, os grandes jornais perderam muito terreno para internet por conta de sua baixa capacidade de oferecer pluralidade de fontes de informações.


No Brasil, como em muitos países, os jornais e revistas de circulação nacional se tornaram obsoletos, nos quais o leitor previamente já imagina a interpretação que darão aos fatos políticos, econômicos e culturais, devido à sua linha editorial demasiadamente marcada, em que um olhar diferente para um acontecimento é quase impossível. Por isso, o papel de orientador do professor é fundamental para o trabalho na escola utilizando a internet.


A diferença é que o leitor tem mais escolha, pode analisar as diferentes visões sobre o assunto para formar a sua própria. Entretanto, quanto à publicidade, ninguém se engane: a internet se comporta como qualquer outro segmento de mídia, integrada aos interesses comerciais dos produtos, serviços e ideais que a patrocinam.

Curso CPT de Mídias na Educação. 


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo! 

Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:

Uso das mídias como instrumento de ensino

Uso do cinema/documentário como instrumento de ensino

Uso do cinema/ficção como instrumento de ensino

Uso dos jornais e revistas como instrumento de ensino

Uso da televisão como instrumento de ensino

Conheça os Cursos CPT da Área Metodologia de Ensino. 

Por Andréa de Lélis.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!