
A produção de bovinos de corte envolve as fases de cria, recria e engorda. A fase de cria compreende a reprodução e o crescimento de bezerros até a desmama, que ocorre entre seis e oito a dez meses de idade. A fase de recria vai da desmama ao início da reprodução das fêmeas ou ao início da fase de engorda dos machos, sendo a de mais longa duração, no Brasil, no subsistema tradicional. A engorda, quando feita em regime de pasto, tem duração de 6 a 8 meses.
A fase de cria, envolvendo a reprodução, influencia fortemente a eficiência produtiva dos bovinos de corte. “De acordo com o ponto de vista econômico, o desempenho reprodutivo é cinco vezes mais importante que o crescimento e, pelo menos 10 vezes mais importante que a qualidade da carne”, afirma Prof. Alexandre Lúcio Bizinoto, do Curso CPT Cria de Bezerros de Corte.
Por outro lado, a relevância do crescimento do bezerro na fase pré-desmama, nas regiões tropicais, ocorre a mais alta taxa de incremento de peso na vida do animal que atinge aos 7 meses de idade 25 a 35% do peso final de abate, enquanto necessita mais 30 a 40 meses para completar o desenvolvimento.
Embora o bom desempenho na fase de cria seja fundamental para elevar a eficiência produtiva global e para ampliar a competitividade da pecuária de corte brasileira, o rebanho de cria, constituído pelos reprodutores, vacas, novilhas de reposição e bezerros em aleitamento, não se beneficia, em escala semelhante à recria/engorda, das mudanças tecnológicas incorporadas ao processo produtivo.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Na pecuária de corte, como definir os custos de produção?
- Na pecuária de corte, por que é importante fazer o inventário?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.