WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Na pecuária de corte, como definir os custos de produção?

O custo de produção é dado pelo somatório de valores dos recursos (insumos) e das operações (serviços), utilizados no processo produtivo de uma determinada atividade

Na pecuária de corte, como definir os custos de produção?   Artigos Cursos CPT

 

Na pecuária de corte, os custos de produção correspondem a todos os recursos que são consumidos por completo durante o ciclo de produção. “O custo de produção é dado pelo somatório de valores dos recursos (insumos) e das operações (serviços), utilizados no processo produtivo de uma determinada atividade”, afirma Prof. Alexandre Lúcio Bizinoto, do Curso CPT Cria de Bezerros de Corte.

No negócio, temos de considerar que os custos, de alguma forma, serão compensados pelo produto que se está produzindo. Em outras palavras, os gastos atribuídos ao processo produtivo deverão retornar em produto vendido.

Custo total de produção


O custo total de produção de um produto agropecuário deve representar tanto os pagamentos feitos em dinheiro (chamado de custo caixa e que representa desembolso real), como as despesas implícitas que não envolvem desembolso de dinheiro (chamadas de custo não caixa). O custo não caixa é composto por custos efetivos, que, entretanto, não significam desembolso no momento de sua execução, como é o caso da depreciação dos bens utilizados no processo produtivo e também da remuneração do capital investido, ou a remuneração do investidor.

Fontes de custos de produção


As principais fontes de custos de produção são os bens de produção, e se referem ao valor dos bens investidos para que seja possível manter a empresa produzindo. Exemplo, a terra; os serviços, que implicam em gastos com funcionários, administração; a mecanização para as operações de adubações, roçadas, distribuição de alimentos etc.; a produção vegetal, tal como a produção de silagem, cana, feno, pastagem e a criação de animais jovens, que passa a ser outra empresa dentro da empresa (seriam as fases de cria e recria) e a produção animal, tal como a produção de leite e de carne.

Inventário


Para que sejam apurados os bens de produção e, com eles, os custos de produção, faz-se necessário um inventário composto pelo registro dos itens patrimoniais relacionados ao negócio agropecuário. Eles servirão para fins gerenciais, quando forem utilizados na determinação do valor do negócio, na rentabilidade, em um determinado período e para prover o empresário de informações que o auxiliarão na tomada de decisão.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Pecuarista, conheça as 3 fases da criação de bovinos de corte
- Na pecuária de corte, por que é importante fazer o inventário?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!