Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O gerente e o jogo de cintura na empresa

O gerente e o jogo de cintura na empresa

 

As normas existem para serem cumpridas, quanto a isto, não existe dúvida. São elas que regulam o andamento sistêmico dos processos. Por isso, siga as normas sempre. Tenha nesse conjunto de normas, mais uma: Antes de seguir uma norma, verifique se o momento requer sua total obediência ou se cabe uma derivação em benefício dos objetivos em mente.

Em outras palavras: siga a norma, mas esteja pronto a questioná-la. A função do gerente é a de facilitador dos processos. Esteja atento a isto.

Somente um exemplo para facilitar o entendimento: é evidente que sua empresa precisa ter processos estabelecidos para alcançar qualidade.

Em uma situação qualquer, diante da reclamação de um cliente, é muito importante mostrar que tudo foi feito visando à sua satisfação, mas uma pergunta sempre vai ficar no ar: “apesar de estar correta, o que ganha essa empresa em estar certa em seus processos e não atingir a satisfação do cliente?”

Não cabe aí a interferência do gerente, buscando essa satisfação mesmo sem estar previamente estabelecido nas regras da empresa?

Vamos analisar novas situações?

A loja XYZ permite que os clientes separem mercadorias para compra posterior. Nesse caso, o prazo máximo permitido é de três dias, ou seja: o cliente separa as mercadorias no dia 1º de abril, e a sua mercadoria somente sai do sistema de reservas no dia 04. Isto é uma norma e deve ser seguida.

Caso um cliente especial faça uma compra e informe, por exemplo, que estará viajando e somente voltará no dia 06, o gerente terá que decidir entre seguir a norma ou atender a um cliente especial. Tudo indica que ele não deverá seguir a norma nesse caso.

Já a empresa ABC tem uma linha de produção voltada para produtos sob medida. Os prazos de entrega são de 10 dias úteis, após aprovação do projeto. Um cliente especial solicita um prazo menor para atendimento.

Alguns esforços especiais são necessários, mas o preço vendido comporta esses esforços. O cliente deverá trazer outros serviços lucrativos para a empresa e, estes sim seguirão os prazos adequados.

Da mesma forma, o gerente deverá sair da norma e permitir novos e lucrativos negócios.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área de Gestão Empresarial entre eles o Curso Treinamento de Gerente de Loja, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira.

Saiba mais sobre o gerente e seu papel na empresa, acessando os links abaixo:

O gerente e a proatividade na empresa

O gerente que sabe ouvir os funcionários

O gerente e as boas negociações na empresa

Cursos Relacionados

Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Gerente de Loja

Com Prof. Marcos Lanna

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Artigos que abordam as diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade