Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 30Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Estratégias para o sucesso de sua recria

A fase da recria é essencial para o sucesso da bovinocultura

Gado de leite

A bovinocultura precisa passar por várias fases até que o animal adquira as características ideais para comercialização. A fase da recria geralmente é feita no Brasil em regime de pasto com baixo uso de tecnologias. Os animais se encontram expostos à sazonalidade da produção de forragens, o que resulta na perda de peso durante períodos como a seca e em baixos níveis de produtividade.

Leonardo Fernandes, professor do Curso a Distância CPT Recria de Bezerros de Corte, afirma que com a evolução da atividade e o surgimento de várias outras possibilidades os criadores têm a sua disposição várias estratégias para utilizar, a fim de atingir os melhores resultados com a sua criação.

Confira 5 estratégias para o sucesso da fase de recria em bovinos de corte:

  1. Ter atenção no período pós-desmama

Os primeiros dias após a desmama é um período crítico que necessita cuidado especial. O período pede mais atenção pois há a separação vaca-bezerro, quebrando a relação maternal, e o animal pode se estressar ao se adaptar a um novo ambiente. O bezerro também pode perder peso por não consumir forragem de maneira adequada. Além disso, a fase de desmama pode coincidir com a estação seca, o que priva o leite e diminui as forragens.

O produtor pode utilizar a estratégia chamada “creep-feeding”, deixando um cocho privativo que apenas o bezerro terá acesso antes da desmama, o que reduz a dependência materna e promove melhor desenvolvimento ruminal. Também é importante tentar manter as vacas próximas aos bezerros para possibilitar estímulos sensoriais e ao desmamar, deslocar as mães, para que os bezerros sofram menos estresse com adaptações.

  1. Pastagens

Bezerros são animais jovens, então precisam de proteínas para o crescimento. É importante disponibilizar pastos com espécies forrageiras com melhores características nutricionais, que tenham menos lignificação e que apresentem maior proporção de folhas em relação a colmos.

  1. Suplementação estratégica

A pastagem em época de seca possui baixo valor nutritivo por apresentar alto teor de fibra indigestível. Além disso, os teores de proteína bruta são inferiores e limitam o consumo e o desempenho da cria. Uma estratégia que pode ser utilizada é a suplementação proteica e/ou energética, que pode ser utilizada tanto durante a seca quanto durante a época chuvosa. Essa suplementação, além de possibilitar aumento de proteína e energia para os animais, faz com que eles consumam mais pasto devido ao aproveitamento da forragem consumida.

  1. Controle sanitário

É importante que o rebanho tenha um calendário sanitário adequado e específico à sua categoria. Quando se trata de recria, é ainda mais importante manter esse controle por causa de fatores de estresse e erros que podem ocorrer durante o período de pós desmama, tornando os bezerros susceptíveis a determinados agentes.

Algumas vacinas são essenciais, como clostridioses, brucelose (para fêmeas de 3 a 8 meses) e aftosa. Também é importante o controle de ecto e endoparasitas, para que sejam evitados problemas como a babesiose.

  1. Ganhos constantes

Os resultados das crias são melhores quando o maior número de arrobas é produzido durante a fase de crescimento do animal, pois a conversão alimentar é mais positiva se comparada com a fase de engorda. Além disso, o custo da arroba é reduzido se o maior ganho ocorrer durante a fase de crescimento. É importante, também, a constância dos ganhos, para evitar o efeito sanfona. As taxas de ganho de peso são influentes na composição da carcaça dos animais em crescimento.

Para manter a produção contínua de carne durante o período de recria devem-se aumentar os níveis de desempenho e produtividade com o uso de suplementação e aditivos, adequando o manejo do pasto e fazendo melhorias genéticas, o que garante a competitividade e a sustentabilidade do setor pecuário.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Gado de Corte:

Curso Recria de Bezerros de Corte
Curso Cria de Bezerros de Corte
Curso Terminação de Bovinos em Pasto


Fonte: DSM – Dsm.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!