WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Diga NÃO ao sistema de pastejo contínuo. Saiba porque!

Os animais em sistema de pastejo contínuo colhem a forrageira antes que o crescimento e o acúmulo de reservas se completem, o que significa que a próxima brotação não terá o mesmo vigor

Diga Não ao sistema de pastejo contínuo. Saiba porque!   Artigos Cursos CPT

 

Para que bons resultados sejam alcançados, o manejo de pastagens deve garantir condições adequadas de desenvolvimento para as plantas. “Quando um lote de animais permanece numa área em pastejo contínuo, sabemos que as plantas estarão, constantemente, sofrendo o corte de suas folhas promovido pelo ato de pastejar”, afirma Prof. Adilson de Paula Almeida Aguiar, do Curso CPT Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte.

Os animais, em sistema de pastejo contínuo, ingerem folhas que contém a energia produzida pela forrageira durante a fotossíntese, que é uma reação química pela qual a planta sintetiza reservas energéticas, aproveitando a água do solo, o gás carbônico da atmosfera e a luz solar. Ingerem, também, substâncias sintetizadas a partir de nutrientes absorvidos do solo, como proteínas, vitaminas e outros elementos nutritivos.

É importante salientar que, quanto maior a área foliar da planta e quanto mais tenras estão suas folhas, maior será a taxa de fotossíntese e maior será sua capacidade de produzir e armazenar energia e nutrientes, nas folhas, nas raízes e nos talos. Esse processo acontecerá até que as folhas atinjam seu máximo desenvolvimento e comecem a senescer.

Se os animais pastejam pouco antes da senescência, dando tempo para que ocorra esse armazenamento de nutrientes, a planta ficará com boa quantidade de reservas, para que possa rebrotar com vigor. Além disso, pastejando nesse momento, o gado consome forragem com o máximo de qualidade possível, tenra e de alto valor nutricional. Se, ao contrário, os animais colhem a forrageira antes que o crescimento e o acúmulo de reservas se completem, a próxima brotação não terá o mesmo vigor.

O pastoreio de lotação rotacionada, por outro lado, permite que o pecuarista coloque os animais para pastejar num determinado piquete, no momento certo, quando a planta já teve o período de descanso ideal. Na verdade, cerca de 90 por cento do tempo o piquete permanece vazio, em descanso.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Afinal, por que fazer rotação de pastagens? O que se ganha com isso?
- Sim, o gado é seletivo e gosta de boas forrageiras ao pastejar

Quer saber mais sobre o Curso? De Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?