
Imagine-se em uma linda praia, e você está com muito calor. Você vê um vendedor de sorvete passando por perto e fica com vontade de tomar um sorvete para se refrescar. Mas, olhando para trás, você vê no calçadão da praia, perto de onde você está, um carro que vende sorvete, muito bem equipado, com fotos apetitosas dos produtos, o que lhe dá água na boca. Além disso, ele é munido de um toldo para proteger o cliente do sol, enquanto toma o sorvete. Onde você compraria o seu sorvete?
Com absoluta certeza, você irá optar pelo segundo vendedor, pois sua apresentação causou um impacto na sua habilidade de avaliação, e, inconscientemente, você achou que os produtos dele são melhores. Esse processo ocorre devido à forma de apresentação, representada pelas imagens que estão na sua identidade visual. Neste momento, você não julgou o sabor dos produtos, pois foi impactado pela apresentação e não pela preferência.
A apresentação do produto é um dos fatores que mais influencia no processo de vendas, uma vez que explora a exposição dos produtos nas prateleiras ou em determinadas regiões da loja, de forma a torná-los mais atraentes.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial, entre eles o Curso a Distância CPT Merchandising Visual para o Seu Negócio.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.