
O Homem de Neandertal era um membro do grupo dos carnívoros e viveu no período glacial. Conta a história da humanidade, que esse grupo evoluiu na Europa a partir dos primitivos humanos da África. Eram grandes, com corpos fortes e musculosos, tinham as narinas grandes, facilitando o faro e o aquecimento do ar frio da idade do gelo.
Eles sobreviveram aos períodos mais adversos da idade do gelo, caçavam mamutes e outros grandes herbívoros. Suas ferramentas de pedra ajudavam a rasgar a carne com rapidez, antes da chegada dos grandes carnívoros que apareciam para competir com a caça, e que tinham dentes e mandíbulas adaptadas a quebrar ossos como as hienas gigantes.
Cerca de 43 mil anos, o homem chegou à Europa, e há 15 mil anos o Homem de Neandertal e os grandes carnívoros foram extintos. Existem várias teorias para tentar explicar o motivo desta extinção em massa. As que são aceitas se referem às mudanças climáticas e à competição direta e indireta com outros animais, pois o Homem de Neandertal não era predador de primeira linha, tinha de caçar e retirar a maior quantidade de carne antes da chegada dos grandes carnívoros.
Na Europa, surgia o humano atual. Um novo predador que, apesar de não ser o carnívoro socialmente dominante, dominava os outros carnívoros, primeiro pelo maior número populacional e segundo por utilizar lanças e armas de fogo de curto alcance.
Depois de dominar os carnívoros, os humanos passaram a se alimentar de herbívoros e, com o aumento da população, a competição por alimento exigia a busca de outros tipos de animais. Isso criou uma concorrência direta dos atuais humanos com os outros carnívoros e com o Homem de Neandertal, gerando, assim, a extinção de ambos (grandes carnívoros e do Homem de Neandertal).
* André Luís de Almeida Guedes, Professor Cursos CPT.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.