WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O Homem de Neandertal e a história da humanidade

O Homem de Neandertal era um membro do grupo dos carnívoros e sobreviveu aos períodos mais adversos da idade do gelo. Caçavam mamutes e outros grandes herbívoros com suas ferramentas de pedra

O Homem de Neandertal e a história da humanidade   Para Refletir Cursos CPT


O Homem de Neandertal era um membro do grupo dos carnívoros e viveu no período glacial. Conta a história da humanidade, que esse grupo evoluiu na Europa a partir dos primitivos humanos da África. Eram grandes, com corpos fortes e musculosos, tinham as narinas grandes, facilitando o faro e o aquecimento do ar frio da idade do gelo.

Eles sobreviveram aos períodos mais adversos da idade do gelo, caçavam mamutes e outros grandes herbívoros. Suas ferramentas de pedra ajudavam a rasgar a carne com rapidez, antes da chegada dos grandes carnívoros que apareciam para competir com a caça, e que tinham dentes e mandíbulas adaptadas a quebrar ossos como as hienas gigantes.

Cerca de 43 mil anos, o homem chegou à Europa, e há 15 mil anos o Homem de Neandertal e os grandes carnívoros foram extintos. Existem várias teorias para tentar explicar o motivo desta extinção em massa. As que são aceitas se referem às mudanças climáticas e à competição direta e indireta com outros animais, pois o Homem de Neandertal não era predador de primeira linha, tinha de caçar e retirar a maior quantidade de carne antes da chegada dos grandes carnívoros.

Na Europa, surgia o humano atual. Um novo predador que, apesar de não ser o carnívoro socialmente dominante, dominava os outros carnívoros, primeiro pelo maior número populacional e segundo por utilizar lanças e armas de fogo de curto alcance.

Depois de dominar os carnívoros, os humanos passaram a se alimentar de herbívoros e, com o aumento da população, a competição por alimento exigia a busca de outros tipos de animais. Isso criou uma concorrência direta dos atuais humanos com os outros carnívoros e com o Homem de Neandertal, gerando, assim, a extinção de ambos (grandes carnívoros e do Homem de Neandertal).

* André Luís de Almeida Guedes, Professor Cursos CPT.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!