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10 passos para melhorar a eficiência da sua empresa

Mesmo em tempos de crise, é possível melhorar a rentabilidade dos negócios

10 passos para melhorar a eficiência da sua empresa

 

Apesar da alta do dólar, da instabilidade do mercado e outros fatores que deixam em alerta os empresários do País, é possível atingir a estabilidade e melhorar a eficiência dos negócios. Conheça, 10 pontos que ajudam a aumentar a rentabilidade, melhorar a gestão e se prevenir da crise. Confira:

1) Ativo humano
Tenha profissionais com conhecimento diferenciado, que possuam competências-chave e que estejam com o nível certo de motivação. Pessoas certas, nas posições certas podem fazer a diferença na hora de propor soluções e fornecerem um nível de atendimento diferenciado aos clientes.

2) Parceiros estratégicos
Vá atrás de parcerias que ampliem sua capacidade produtiva ou seja, que permitam a sua empresa focar nos negócios, otimizando recursos e aumentando a qualidade dos produtos e serviços.

3) Novas fontes de receitas
Não se pode deixar de investir, mas os gastos devem ser reavaliados e reduzidos desde que não atrapalhem o desenvolvimento do negócio. Faça um planejamento tributário, renegocie contratos com fornecedores e despesas bancárias.

4) Visão futura de mercado
As empresas devem estar antenadas nas demandas e expectativas do mercado, pensando no futuro. Foque não apenas no que os clientes precisam atualmente, mas no que vão passar a demandar futuramente. Antecipe tendências e seja feliz às necessidades dos clientes para se posicionar em uma situação vantajosa em relação à concorrência.

5) Planejamento financeiro
Tenha orçamentos bem feitos com criação de possíveis cenários e acompanhamento mensal. Todas as variações devem ser justificadas e acompanhadas.

6) Financiamentos
Em tempo de crise, as concessões de crédito ficam mais difíceis. Planejamento de necessidade de recursos pode significar grandes ganhos ao permitir uma melhor avaliação da opção de captação de recursos e consequentemente melhores negociações e/ou redução de taxas.

7) Risco cambial
As empresas que de alguma forma estão expostas ao risco cambial, seja via importação ou exportação, devem sempre estar atentas ao cenário econômico mundial.

Empresas que compram e de alguma forma (mesmo que em partes) vendam produtos e/ou serviços contratados em outras moedas devem sempre ter um planejamento.
 
Negociar compras na moeda local do fornecedor pode trazer grandes ganhos, uma vez que se reduz o risco cambial do fornecedor.

8) Divulgação
Quem não é visto, não é lembrado. Neste momento de crise aconselhamos a achar formas inteligentes de se promover. Nunca deixe de investir em comunicação, promoção e vendas.

9) Inovação
Processos bem desenhados e suporte tecnológico adequado levam à eficiência e consequentemente a produtos e serviços de melhor qualidade com melhores custos.

10) Capacidade de adaptação
Já dizia o ditado: adapte-se ou morra! Ter sistemas, pessoas e processos flexíveis e customizáveis é fundamental para sobreviver a momentos de crise. O mercado não é estático, então você e sua empresa também não podem ser.

Fonte: Samuel Lopes, Sócio da TIEX – Consultoria Financeira

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