WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Serviços empregam a maioria dos trabalhadores formais

Setor envolve o comércio, a administração pública, a construção civil e o ensino

 Comércio é um dos setores que mais empregam no Brasil.

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que a maioria das pessoas que trabalham em empregos formais, estão no setor de serviços. As principais áreas são as que envolvem o atendimento ao consumidor e de vendas. Outras que ocupam muita mão de obra são as de assistência, saúde, ensino, ciências sociais, telecomunicações, transporte, e as que requerem força física, como a construção civil.

Somente o comércio, a administração pública, a construção civil e o ensino já empregam mais da metade dos trabalhadores com carteira assinada. Na outra ponta estão os setores ligados às ciências naturais, ao monitoramento, manutenção, trabalhos rotineiros e empregos que requerem habilidades artísticas ou cognitivas, que empregam menos pessoas.

O levantamento foi feito com base nas informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no período de 2003 a 2010. Segundo o Ipea, algumas atividades, como as que requerem maior capacidade cognitiva, estão em constante expansão e precisam de trabalhadores cada vez mais capacitados. Entre essas áreas estão o setor financeiro, educação, informática e tecnologia.

O estudo também mostrou que enquanto em regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a demanda maior é por trabalhadores ligados a capacidades cognitivas, em regiões um pouco menores a procura é por empregos relativos à estrutura. Assim, em cidades com mais de 250 mil habitantes empregam mais nos setores de engenharia, design e ciências naturais. Nas cidades com menos de 250 mil habitantes a maior demanda é por trabalhadores para a manutenção dos transportes, mecânica e construção civil.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?