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O concorrente não deve ser tratado como o bicho papão da sua empresa

Observe a movimentação, o atendimento, os tipos de clientes. Converse com os funcionários e o proprietário, peça dicas sobre fornecedores.

Observe a movimentação, o atendimento, os tipos de clientes. Converse com os funcionários e o proprietário, peça dicas sobre fornecedores.

Uma das grandes jogadas que se deve praticar antes de abrir um negócio é ir em busca de experiências similares. Ter surpresas no meio do caminho não é nada agradável. Por isso, procure ficar por dentro dos problemas enfrentados e das soluções que estão sendo adotadas.

Se você for montar um pet shop, por exemplo, veja como uma pesquisa pode ser feita. Saia a campo, consulte outras 50 lojas, levando em conta que essa quantidade depende, claro, do tamanho da cidade ou da região em que você irá estabelecer o negócio. Para não parecer que está checando a concorrência, vá a uma região oposta. Se o estabelecimento será montado na zona leste, colete informações na zona sul, por exemplo.

Por alguma horas, permaneça em frente à casa comercial. Observe a movimentação dentro do local, o atendimento, as pessoas que ali circulam. Converse com os funcionários, procure saber o que os motiva. Troque ideias com os proprietários, peça dicas sobre fornecedores e clientes. Esses dados vão ajudá-lo a entender as condições que tornam o negócio viável, contribuindo para reduzir o medo dessa nova trajetória.

De acordo com o professor Dr. José Antônio Viana, no curso Como Montar um Pet Shop, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “os concorrentes são os balizadores do mercado.  Devemos encarar a concorrência sempre como um parâmetro para o empreendimento, tanto no preço, quanto na qualidade do serviço oferecido, na estratégia de venda ou nos resultados obtidos. O concorrente não deve ser tratado como o bicho papão da empresa. Onde existe a disputa, o  mercado tende a ser mais promissor”.

Essa estratégia garante que o negócio seja entendido na prática e apresenta a estrutura atualizada do mesmo. Formule suas perguntas e corra atrás da sua consultoria.

Por: Ariádine Morgan

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