
Um dos fatores que mais desenvolvemos na comunicação é a negociação, afinal, para alcançar o que buscamos da outra parte envolvida, precisamos passar por essa etapa. A comunicação é feita, basicamente, por três canais, o auditivo, o visual e o sinestésico. A maioria das pessoas desenvolve mais um sentido que os outros. Contudo, isso não exclui a possibilidade de exercitar a percepção dos demais canais.
As pessoas auditivas privilegiam a comunicação oral e são capazes de perceber a intenção da conversa pelo tom de voz, o vocabulário escolhido, o volume e o ritmo. Aquelas que são visuais se comunicam melhor por meio de relatórios, desenhos e gráficos. Durante uma reunião, gostam de ter papel e caneta à mão, para anotar os detalhes. Os sinestésicos utilizam, principalmente, a linguagem não-verbal para se comunicar, como sabor, olfato, entre outros.
Segundo a professora Marlene Monteiro, no curso Comunicação para o Sucesso Pessoal, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é importante calibrar os sentidos, ou seja, detectar e registrar mentalmente os sinais verbais e não-verbais associados a determinado estado interno. “Preste atenção à capacidade de discernimento de uma pessoa surda ou de diferenciação sinestésica que uma pessoa cega possui. O refinamento da percepção é resultado do treinamento persistente e do direcionamento adequado dos canais sensoriais”, afirma a professora, também psicóloga, psicoterapeuta e membro da Comunidade Internacional de Saúde, dos EUA.
Geralmente, a comunicação acontece 7% de forma escrita, 38% de maneira oral e 55% de forma não-verbal. Identificar o canal predominante permite trabalhar melhor suas habilidades e, ainda, prender a atenção da pessoa envolvida na negociação de maneira efetiva. Na dúvida, comunique sua proposta, com clareza, pelos três canais, simultaneamente.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.