WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Resíduos da construção civil estão entre os maiores poluidores do mundo

Os resíduos da construção civil, concreto e pavimento causam grandes transtornos à população mundial e estão entre os maiores poluidores do mundo. O fato despertou a necessidade de reciclar

Resíduos da construção civil estão entre os maiores poluidores do mundo. Crédito/Foto: Dana Beveridge

 

É fato que a reciclagem de resíduos da construção civil, concreto e pavimento, em nosso país, já saiu das estações experimentais mantidas por universidades e alguns poucos serviços públicos de limpeza urbana. O ato de dar um destino adequado a estes entulhos tem interessado, também, a iniciativa privada, mudando paradigmas, e foi aí que se percebeu que reciclá-los é preciso. É preciso em nome do homem, é preciso em nome do país, é preciso em nome da vida. O reconhecimento do grande transtorno causado pelos resíduos construção civil, como sujidade pública, entupimento de boeiros, invasão de vias públicas, acidentes diversos, entre outros, fez com Países desenvolvessem (e ainda continuam desenvolvendo) novas tecnologias e equipamentos para conseguir um melhor aproveitamento dos resíduos sólidos, um dos maiores causadores da poluição ambiental.

A reciclagem de resíduos da construção civil tem-se restringido aos grandes centros urbanos, onde ocorre maior geração de entulho. Foto: USDAGov

A reciclagem de resíduos da construção civil tem-se restringido aos grandes centros urbanos, onde ocorre maior geração de entulho. Foto: USDAGov

A reciclagem de resíduos da construção civil

A reciclagem de resíduos da construção civil tem-se restringido aos grandes centros urbanos, onde ocorre maior geração de entulho e a disposição desses resíduos vem-se tornando cada vez mais difícil, dada a expansão urbana e o maior rigor dos setores da fiscalização de posturas e meio-ambiente. Mas, já surge o interesse de empresas do setor privado na coleta e transporte de entulho e na montagem de estações de reciclagem, visando agregar maior valor às suas atividades. É uma atividade que tem um grande potencial a ser desenvolvido e explorado.

Divulgação de produtos reciclados originados a partir dos resíduos da construção civil

As atividades voltadas para a divulgação do trabalho, associadas ao uso contínuo do material reciclado e também ao permanente aperfeiçoamento do trabalho técnico, gerencial e operacional nas Estações de Reciclagem, configuram um quadro evolutivo bastante satisfatório em termos da reciclagem de entulho .

Locais apropriados para manejo de entulho

O locais apropriados, também chamados de Bota-foras, autorizados, são, na verdade, aterros executados com resíduos da construção civil, ou seja, terra e entulho. Os bota-foras normalmente constituem-se de terrenos irregulares ou erodidos que passam a ser reconformados topograficamente por meio do aterramento de materiais inertes. Esses locais são essenciais na dinâmica das cidades e funcionam como alternativas complementares à reciclagem e à disposição no aterro sanitário, principalmente em relação aos grandes volumes de solo natural, provenientes de desaterros.

É muito importante a atuação da população no sentido de levar os resíduos da construção civil aos locais adequado. Crédito/Foto: Cícero R. C. Omena


É muito importante a atuação da população no sentido de levar os resíduos da construção civil aos locais adequado. Crédito/Foto: Cícero R. C. Omena

A mobilização social no programa de reciclagem de entulho

É muito importante a atuação da população no sentido de levar os resíduos da construção civil aos locais adequados. Para que esta tarefa seja efetivada, é necessário que haja uma demanda, um investimento permanente na divulgação dos endereços das Unidades de Recebimento e das Estações de Reciclagem. Geralmente, são localizados em regiões mais distantes ou periféricas do município.

Vantagens da utilização de alguns reciclados provenientes das construções civis

O meio ambiente é preservado, à medida que se utiliza, em algumas obras civis, o entulho reciclado em substituição à areia e à brita, poupando jazidas naturais, bem como eliminam-se os pontos de deposição clandestina e, portanto, os problemas associados aos mesmos.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Meio Ambiente, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

Curso CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais

Curso CPT Recuperação e Conservação de Nascentes

Curso CPT Reciclagem de Entulho

Curso CPT Aterro Sanitário - Planejamento e Operação

Curso CPT Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento

Curso CPT Gerenciamento de Limpeza Urbana

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

roquelane batista de siqueira

5 de mai. de 2017

Resíduos da construção civil estão entre os maiores poluidores do mundo. Gostaria de saber quando este artigo foi publicado por: Silvana Teixeira, neste conceituado site. Obgdo. Vou indicar os curso de vocês na escola que trabalho. Para que a mesma adquira os seus produtos.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mai. de 2017

Olá,

O artigo foi publicado no dia 28/03/2014.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?