WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tipos de nascentes são condicionadas às estações chuvosas

As nascentes são classificadas em perenes, intermitentes e efêmeras

 

Conservar um rio, antes de tudo, implica em salvar sua nascente.

 

Uma nascente nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos de água. Cada curso é associado a uma fonte, fato que possibilita a conclusão de que o número de cursos de água de uma dada bacia é igual ao seu número de mananciais. Portanto, degradar ou extinguir uma têmpora implica diretamente em diminuir sua vazão.

Qualquer que seja o tipo de uma nascente, em geral, a sua formação é condicionada à existência de um encontro entre o nível freático de um aquífero de água subterrânea e à superfície topográfica do terreno. Em terrenos ígneos e metamórficos, as cabeceira de cursos de água estão, em geral, associadas a fraturas portadoras de água e interceptadas pelo relevo. Nem sempre, contudo, elas são visíveis, devido à cobertura por material inconsolidado que se acumulou nas encostas. A origem de um curso de água  de um rio refere-se ao local mais a montante de seu curso principal. Quanto ao regime, as fontes são classificadas em perenes, intermitentes e efêmeras.

De acordo com o professor Paulo Santanna e Castro, no curso Recuperação e Conservação de Nascentes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “nascentes perenes são caracterizadas por apresentarem um fluxo de água contínuo, ou seja, durante todo ano, inclusive na estação seca, embora com menor vazão. As nascentes intermitentes são aquelas que apresentam fluxo de água apenas durante a estação das chuvas, mas secam durante a estação seca do ano. E as nascentes efêmeras são aquelas que surgem durante uma chuva, permanecendo durante alguns dias e desaparecendo logo em seguida”.

Vale ressaltar que o fato de uma têmpora apresentar vazão de menos de um litro por minuto, não quer dizer que ela é insignificante, pois ainda sim, é responsável pelo surgimento do primeiro pequeno córrego de um grande rio. E os rios somente serão perenes, apresentando fluxo ao longo de todo o ano, se sustentados por mananciais também perenes.

Pode-se dizer que, conservar um rio, antes de tudo, implica em salvar sua nascente. Mas, como toda fonte é produto da bacia hidrográfica a qual está relacionada, isso significa dizer que as bacias precisam ser adequadamente manejadas, principalmente quando se pretende obter a produção de água.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Edith Maria Fernandes dos Santos

10 de out. de 2021

Bom dia. No meu sitio tenho duas minas, q durante o ano tem um nivel baixo d agua + nunca seca. Gostaria de aumentar esse nivel d agua p ficar caindo no meu açude q nessa epoca d ano quase seca. Podem me ajudar? Ja procurei na minha cidade junto a Emater um projeto p me ajudar na recuperaçao d nascente + não consegui

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de dez. de 2021

Olá, Edith! Como vai? 

Agradecemos sua visita em nosso site!

O CPT possui um curso de Recuperação e Conservação das Nascentes que com certeza irá te auxiliar a resolver esse problema. 

Em breve uma de nossas atendentes entrará em contato para mais informações!

Atenciosamente, 

Loreena Tolomelli.

Marina dos Reis Barbosa

14 de fev. de 2021

No meu quintal sempre que chove ,mina uma agua que jorra por vários dias ,o que fazer diante da situação.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de mar. de 2021

Olá, Marina 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O ideal é que você procure em sua cidade pessoas responsáveis na área para que o mesmo possa analisar seu quintal e assim orienta-la de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika

Ildney frança da Silva sampaio

22 de mar. de 2020

No meu sítio havia uma porção de terra sempre molhada, escavei um pouco e encontrei uma abertura de uns 120 diâmetros e uma vasão de água de mais ou menos um litro por minutos. Acontece que quando enche o buraco que escavei, a água não aumenta mais fica parada até mais ou menos às bordas, qdo esvaziamos o buraco, vemos a água escorrendo do diâmetro. Seria uma nascente?

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de set. de 2021

Olá, Ildney! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com você, ok?!

Forte abraço!       

Marcela Teixeira.

Jose carlos priester

1 de set. de 2017

Tenho uma lagoa na encosta de um morro. Ao terminar a lagoa tem um banhado nunca secou. Gostaria de saber se esplorace aumentaria o fluxo d'agua ao ponto de formar um córrego.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de set. de 2017

Olá, Jose.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure um especialista no assunto para te ajudar.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

tiago pedroso da rosa

7 de jan. de 2017

Tenho um terreno, que o barranco esta úmido fiz um buraco de 1,20 profundidade deu 06 veias de água. Encheu 30 cm de água. Logo a baixo fiz mais um buraco com caveira na mesma profundida também deu água..com a mesma profundidade. Queria saber se cortar o barranco com uma reto escavadera. Sera que encontro mais de água?

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jan. de 2017

Olá Tiago,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que procure um técnico agrícola para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

SAMOEL

18 de set. de 2013

COMO SABER SE UMA NASCENTE VIRA UM AÇUDE OU É AGUA CORRENTE?

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de set. de 2013

Olá, Samoel!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Existem três tipos de nascentes, que são:

- nascentes perenes: as perenes são caracterizadas por apresentarem um fluxo de água contínuo, ou seja, durante todo o ano, inclusive na estação seca, embora com menor vazão. Existem casos, em que quando em épocas muito secas e em locais onde o leito do curso dágua é formado de material muito poroso, o ponto de afloramento dessas nascentes pode ficar muito difuso;

- nascentes intermitentes: as nascentes intermitentes são aquelas que apresentam fluxo de água apenas durante a estação das chuvasm mas secam durante a estação seca do ano. Em alguns casos, seus fluxos podem perdurar de poucas semanas até meses;

- nascentes efêmeras: as nescentes efêmeras, também conhecidas como temporárias, sçao aquelas que surgem durante uma chuva, permanecendo durante alguns dias e desaparecendo logo em seguida.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Bruno

25 de jul. de 2013

Olá, acho que faltou dizer sobre nascentes de rios provenientes da neve, como é o caso do rio Reno e do amazonas.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul. de 2013

Olá, Bruno!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Ana carvalho de oliveira

3 de ago. de 2012

Parabéns aprende muito com essa matéria. Obrigado tem me ajudado

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de ago. de 2012

Olá, Ana!

Que bom que gostou da notícia!

Para receber mais informações, cadastramos seu e-mail em nosso Boletim Informativo. Semanalmente, você ficará por dentro das novidades nas mais diversas áreas do conhecimento.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?