
Na fermentação da cana, para cada litro de etanol são produzidos 12 litros de vinhaça. Foto: reprodução.
Duas empresas em Vitória de Santo Antão (PE), a Cetrel e o Grupo JB, anunciaram que começarão a reciclar a vinhaça, subproduto da produção de etanol. Esta semana eles inauguram a primeira usina para produção de bioenergia a partir da vinhaça. A fábrica fica na unidade industrial da Companhia Alcoolquímica Nacional, do Grupo JB.
A destinação da vinhaça é um dos maiores problemas para a indústria sucroalcooleira, pois para cada litro de álcool são produzidos 12 litros de vinhaça como resíduo. Com o projeto, apenas na fase inicial 20% da capacidade produtiva do Grupo JB serão transformados em energia, o que corresponde a mil metros cúbicos por dia ou 0,85 MW de biogás.
A empresa espera comercializar cerca de 612MW por mês. As duas empresas parceiras acreditam na eficiência do biogás, produzido a partir de uma tecnologia própria para a biodigestão da vinhaça. O biogás gerado da decomposição dela será composto por aproximadamente 80% de metano, o que o torna mais combustível se comparado com o biogás feito a partir de outras matérias-primas, que contém entre 50% a 70% de metano.
A gerente da área de bioenergia da Cetrel, Suzana Domingues, afirmou que na safra 2010/2011 foram produzidos 25 bilhões de litros de álcool, o que representa uma produção de 300 bilhões de litros de vinhaça, volume suficiente para gerar 1.600MW. Ela explicou que este valor corresponde a 45% da capacidade instalada de uma hidrelétrica média, mas possui a vantagem de não gerar impactos para o ambiente.
O presidente do Grupo JB, José Carlos Beltrão, ressaltou que a mesma tecnologia pode ser utilizada nas outras 440 usinas sucroenergéticas do país. Para ele, esta é mais uma fonte de energia alternativa, que pode gerar receitas e desenvolvimento econômico de modo sustentável. Outra vantagem, segundo Beltrão, é a possibilidade de aproveitamento da energia para diferentes aplicações, dentro e fora da usina.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Emerson Aparecido Rodrigues de Paula
20 de set. de 2013Oi, boa tarde pessoal meu nome e Emerson e estou terminando um curso de técnico em agropecuária se DEUS me ajudar termino no final de novembro e estou fazendo um trabalho sobre a utilização da vinhaça e li esse artigo que e de meu interesse pois também estou trabalhando na área , tem como vocês mandarem mais algum artigo para que mais a linhaça pode ser utilizada....

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de set. de 2013Olá, Emerson!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
A vinhaça, pode ser utilizada para irrigar e fertilizar a lavoura da cana-de-açúcar, para a produção de biogás, e/ou ainda pode ser usada na pecuária como complemento de alto teor protéico da ração animal.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos