
Mesmo com a crise financeira internacional, o Brasil atingiu o maior índice de empreendedorismo por oportunidade. Esse foi de 9,4% contra 5,9% do empreendedorismo por necessidade. A pesquisa realizada pela GEM – Global Entrepreneurship Monitor, foi divulgada na última semana.
O empreendedorismo por oportunidade é aquele em que o empresário inicia um negócio com o intuito de melhorar sua condição de vida. Ele acredita no sucesso do empreendimento. Já no por necessidade, o empresário vê o negócio apenas como meio de sobrevivência e pode ser algo provisório.
De acordo com o professor Adriano Godoy, consultor empresarial, instrutor do Sebrae e do Senac em Gestão de Negócios, Marketing e na área comportamental, em seu curso Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a economia brasileira é muito dinâmica. Por isso, quando se faz o planejamento de um empreendimento, esse deve ser flexível a novas realidades, adaptável a novos paradigmas. Ter um plano de negócios, contribui, entre outras coisas, na tomada de decisões, assim como a não se desviar de seus objetivos iniciais.”
O empreendedorismo por oportunidade vem crescendo gradativamente no país. No ranking dos países com nível comparável de desenvolvimento econômico da GEM, nessa última pesquisa, o Brasil é o sexto mais empreendedor, com taxa de 15,3%, o que equivale a 18,8 milhões de pessoas. A atual taxa está acima da média histórica do Brasil, que é de 13%.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.