A pamonha é uma das receitas mais tradicionais e mais presentes nas barraquinhas de festas juninas. Seu nome vem do tupi “pa'muña” e significa “pegajoso”. Acredita-se que tenha chegado ao Brasil por meio dos escravos africanos. Hoje, é prato típico nos estados de Minas Gerais e Goiás.
É servida na própria palha de milho, na forma de saquinho. A embalagem, além de ser original, chama a atenção por sua beleza. As pamonhas podem ser consumidas como lanche rápido, ou mesmo como café da manhã.
Para preparar essa guloseima, o primeiro passo é obter a massa de milho, ralando as espigas. Ao escolhê-las, dê preferência às compridas, com grãos grandes e bem amarelados, pois possuem maior concentração de amido. Na hora de ralar, deve-se ter cuidado com sabugo, que deve passar longe do ralador, pois amarga a pamonha.
No curso Processamento de Milho Verde, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Marli Cambraia lembra que “a massa de milho verde tem pouco tempo de vida útil, antes do cozimento, devendo ser cozida em, no máximo, duas horas e meia após o preparo, quando começará a fermentar. Guardá-la sob refrigeração não aumenta sua vida útil”.
A preferida dos consumidores é a pamonha doce. No mesmo curso, Cambraia ensina a prepará-la utilizando 10 kg de massa de milho verde, obtida a partir de 80 a 100 espigas de milho; 2,5 kg de açúcar cristal; 1,250 L de óleo; 1 kg de queijo fresco e 75 g de sal. O rendimento da receita é de 50 pamonhas.
“Podem ser usados outros recheios no lugar do queijo, como coco fresco ralado e creme de leite, acrescentando duas colheres de sopa por pamonha”, a professora nutricionista e extensionista da Emater dá a dica.
Assista o vídeo e acompanhe o passo a passo da preparação da pamonha doce.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.