WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pamonha doce não pode faltar em barraquinhas de festa juninha

A pamonha é uma das receitas mais tradicionais e mais presentes nas barraquinhas de festas juninas

Processamento de Milho Verde: receita de pamonha doce   Artigos CPT


A pamonha é uma das receitas mais tradicionais e mais presentes nas barraquinhas de festas juninas. Seu nome vem do tupi “pa'muña” e significa “pegajoso”. Acredita-se que tenha chegado ao Brasil por meio dos escravos africanos. Hoje, é prato típico nos estados de Minas Gerais e Goiás.

"É servida na própria palha de milho, na forma de saquinho. A embalagem, além de ser original, chama a atenção por sua beleza. As pamonhas podem ser consumidas como lanche rápido, ou mesmo como café da manhã", explica Marli Cambraia, professora do Curso CPT Processamento de Milho Verde.

Para preparar essa guloseima, o primeiro passo é obter a massa de milho, ralando as espigas. Ao escolhê-las, dê preferência às compridas, com grãos grandes e bem amarelados, pois possuem maior concentração de amido. Na hora de ralar, deve-se ter cuidado com sabugo, que deve passar longe do ralador, pois amarga a pamonha.

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo da preparação da pamonha doce


No curso Processamento de Milho Verde, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Marli Cambraia lembra que “a massa de milho verde tem pouco tempo de vida útil, antes do cozimento, devendo ser cozida em, no máximo, duas horas e meia após o preparo, quando começará a fermentar. Guardá-la sob refrigeração não aumenta sua vida útil”.

A preferida dos consumidores é a pamonha doce. No mesmo curso, Cambraia ensina a prepará-la utilizando 10 kg de massa de milho verde, obtida a partir de 80 a 100 espigas de milho; 2,5 kg de açúcar cristal; 1,250 L de óleo; 1 kg de queijo fresco e 75 g de sal. O rendimento da receita é de 50 pamonhas.

“Podem ser usados outros recheios no lugar do queijo, como coco fresco ralado e creme de leite, acrescentando duas colheres de sopa por pamonha”, a professora nutricionista e extensionista da Emater dá a dica."

Por: Clara Peron.
Equipe CPT de Redação. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?