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Mel brasileiro ganha espaço no mercado mundial

As exportações do produto cresceram 40%

 

 O consumo de mel no Brasil ainda é baixo, mas o retorno do investimento é garantido pela exportação.

Um dos alimentos mais saudáveis disponíveis na natureza, o mel têm ganhado espaço no mercado mundial, e o Brasil se destaca na produção. No primeiro semestre deste ano as exportações brasileiras do produto cresceram 40% em comparação ao mesmo período de 2010. O país é o 11º maior produtor e o nono maior exportador.

O faturamento também foi elevado. As exportações brasileiras atingiram U$ 40 milhões, contra U$ 29, 1 milhões no mesmo período do ano passado. Isso representa uma alta de 38%. Foram vendidas 12,3 mil toneladas de mel, no primeiro semestre deste ano, contra 10,1 mil toneladas em 2010. Ou seja, o produto teve valorização considerável no mercado externo. Os principais destinos são os Estados Unidos e a Alemanha.

O mercado da apicultura movimenta U$ 360 milhões nas mãos de 350 mil apicultores no Brasil, a maioria é formada por agricultores familiares. Segundo dados da Confederação Brasileira de Apicultura, o setor é responsável por 450 mil ocupações no meio rural, e a mão de obra predominante é a familiar. Mas outros 16 mil empregos são gerados na indústria de processamento, máquinas e equipamentos.

A coordenadora do setor de apicultura do Sebrae, Fátima Lamar, afirma que estes resultados vêm da qualificação dos produtores. Segundo ela, a melhoria das técnicas e das certificações usadas na produção do mel brasileiro são fundamentais para esse crescimento, além do próprio empenho dos produtores.

Paulo Sérgio Cavalcanti, professor do curso Planejamento e Implantação do Apiário, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que agora o desafio é estimular o consumo interno. No Brasil o consumo per capita é de 128 gramas/ano, enquanto nos Estados Unidos e na Europa o consumo é de 1,5 kg/ano.

Por: Maria Clara Corsino.

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