
A vassourinha verde, também conhecida como Alecrim do Campo, largamente encontrada nos campos do cerrado mineiro, até muito pouco tempo era considerada uma planta invasora.
Atualmente, ao contrário de antes, é planta de grande cultivo e está mudando a vida dos criadores de abelha do norte de Minas. Diga-se de passagem, muito para melhor!
Diariamente, as abelhas voam pelos campos com o intuito de coletar néctar e pólen das flores para fabricar alimento. Algumas operárias, no entanto, são destacadas para uma função especial: extrair resinas medicinais produzidas pelas plantas e fabricar a própolis, massa de cor escura usada para matar fungos e bactérias da colmeia.
Com essa massa, as abelhas também conseguem fechar os espaços abertos das colmeias, impedindo a entrada de luz e vento e, ainda, mumificar insetos invasores para que, depois de mortos, não apodreçam e contaminem o ambiente.
O que muitos não conheciam, no entanto, era o grande poder medicinal que a vassourinha do campo e a própolis verde possuem, característica esta que está fazendo desta dupla uma excelente oportunidade de negócio e geração de renda para agricultores e apicultores.
A própolis verde é feita a partir da resina da vassourinha do campo. Assim como o Alecrim do campo, a própolis verde possui muitos poderes medicinais, entre eles, o Artepelin-C; substâncias antimicrobianas; atua na prevenção da gripe; combate resfriados, bronquites e outras doenças infecciosas. Também atua no combate ao câncer e melhora o sistema imunológico.
A coleta, por sua vez, é feita a partir das folhas jovens, brotinhos, onde as substâncias estão concentradas.
Atualmente, a própolis verde é exportada para 18 países, entre eles o Japão – nosso maior consumidor. Sua produção é uma atividade menos trabalhosa, necessita de menos mão de obra e é bem mais fácil de se vender. O mel, antes almejado para a comercialização, agora nada mais é que alimento para as próprias abelhas.
Na prática, a produção da própolis verde é feita deixando-se espaços abertos nas caixas (colmeias). Isto faz com que as operárias comecem imediatamente o trabalho de fechar este espaço, para impedir a entrada de luz e vento. Após uma semana, o apicultor pode voltar ao local e retirar a própolis apenas com a ajuda de um estilete. Tão logo o faça, elas recomeçam todo o trabalho.
Ao que tudo indica, então, o cultivo da vassourinha verde ou alecrim do campo só trás benefícios ao agricultor. Para tal, necessita-se apenas corrigir o solo, adubar, plantar e aguardar a visita das abelhas.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

JOSÉ HELDER NOGUEIRA BESSA
18 de abr. de 2023GOSTARIA DE COMPRAR DESSA PLANTA *VASSOURINHA *

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de abr. de 2023
Olá, José Helder! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Não trabalhamos com vendas de pantas.
Trabalhamos com cursos Online.
Abraço!
Equipe CPT

Rosaliee Biancardi
5 de abr. de 2023Gostaria de saber a possibilidade de algum álbum com imagem vidas plantas medicinais, nome de cada espécie e a utilidade de cada uma.

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de abr. de 2023Olá, Rosaliee! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.
Temos muitos Cursos Online na Área de Plantas Medicinais que você vai gostar! Clique no link e saiba mais.
https://www.cpt.com.br/cursos-plantasmedicinais
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

António Manuel Ferreira Dias
22 de ago. de 2022baccharis dracunculifolia ,( A vassourinha verde, também conhecida como Alecrim do Campo)Não está para vender em Portugal nem seus derivados ?

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de dez. de 2022Olá, António! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.