
As abelhas são fundamentais para garantir a existência de grande parte dos alimentos que chegam a nossa mesa e, acredite, o mel está longe de ser a grande contribuição desses insetos para a humanidade.
"Sem as abelhas, metade das gôndolas de alimentos dos supermercados fica vazia. Por meio do seu árduo trabalho de polinização, elas promovem o seu maior impacto na biodiversidade e na produção dos alimentos: 35% das lavouras e 94% das plantas silvestres dependem delas", afirmam Ana Maria Waldschimidt e Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professores do Curso CPT Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí.
O serviço ecológico promovido por elas, no entanto, está diminuindo drasticamente graças aos seguintes fatores:
1- Perda do habitat, quando florestas e jardins dão lugar a construções ou mesmo a plantações de uma única cultura - a espécie necessita de alimentação variada para sobreviver.
2- As intensas mudanças climáticas pelas quais passa a Terra, em consequência do aumento da emissão de gases do efeito estufa pelo homem, também colaboram para o desaparecimento dos insetos.
3- As estações menos definidas, além das elevações e quedas bruscas na temperatura e na umidade, acabam por bagunçar o ciclo de florescimento das flores, das quais as abelhas são dependentes.
O resultado de tamanha desordem? Menos comida nas mesas de pessoas em todo o mundo, afirma Ana Maria Waldschimidt. Excelente alternativa para garantir melhores condições de vida para todos, então, é amadurecer a ideia de aumentar a criação de abelhas, seja nos campos ou nas cidades. Aos pouco favoráveis a esta prática, já pensando nas possíveis ferroadas, saibam que nem todas as abelhas possuem ferrão. É isso mesmo e as lista das espécies é bem grande.
Atualmente, muitos apicultores brasileiros optam pela criação de abelhas sem ferrão que já habitam a região onde será implantado o apiário. Preferencialmente eles escolhem locais onde há maior incidência de enxames, para que a criação das abelhas se desenvolva com maior rapidez. Inclusive esse método não agride as abelhas, já que elas não serão retiradas de seu habitat natural.
Embora este seja o melhor meio para a implantação do apiário, algumas espécies de meliponídeas podem ser produzidas longe de seu habitat. Podemos citar a Uruçu Nordestina (M. scutellaris) e a Uruçu Amarela do Planalto Central (M. rufiventris rufiventris). Ambas são altamente adaptáveis a regiões distintas de seu meio de origem.
Quanto ao produto, o mel das abelhas sem ferrão tem alto valor no mercado, pois além de delicioso, possui inúmeros nutrientes benéficos para a saúde humana. Sua consistência, seu aroma e sua coloração são inconfundíveis quando comparados às características do mel da Apis melífera. Além de produzir mel, a criação de abelhas é realizada visando à polinização agrícola e à produção de própolis, pólen, geleia real e apitoxina.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.