WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abelhas sem ferrão, a solução da lavoura e do meio ambiente!

As abelhas são fundamentais para garantir a existência de grande parte dos alimentos que chegam a nossa mesa. Além da polinização, elas promovem a biodiversidade do planeta

Abelhas sem ferrão, a solução da lavoura e do meio ambiente!    Notícias Cursos CPT

 

As abelhas são fundamentais para garantir a existência de grande parte dos alimentos que chegam a nossa mesa e, acredite, o mel está longe de ser a grande contribuição desses insetos para a humanidade.


"Sem as abelhas, metade das gôndolas de alimentos dos supermercados fica vazia. Por meio do seu árduo trabalho de polinização, elas promovem o seu maior impacto na biodiversidade e na produção dos alimentos: 35% das lavouras e 94% das plantas silvestres dependem delas", afirmam Ana Maria Waldschimidt e Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professores do Curso CPT Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí.


O serviço ecológico promovido por elas, no entanto, está diminuindo drasticamente graças aos seguintes fatores:


1- Perda do habitat, quando florestas e jardins dão lugar a construções ou mesmo a plantações de uma única cultura - a espécie necessita de alimentação variada para sobreviver.
2- As intensas mudanças climáticas pelas quais passa a Terra, em consequência do aumento da emissão de gases do efeito estufa pelo homem, também colaboram para o desaparecimento dos insetos.
3- As estações menos definidas, além das elevações e quedas bruscas na temperatura e na umidade, acabam por bagunçar o ciclo de florescimento das flores, das quais as abelhas são dependentes.

O resultado de tamanha desordem? Menos comida nas mesas de pessoas em todo o mundo, afirma Ana Maria Waldschimidt. Excelente alternativa para garantir melhores condições de vida para todos, então, é amadurecer a ideia de aumentar a criação de abelhas, seja nos campos ou nas cidades. Aos pouco favoráveis a esta prática, já pensando nas possíveis ferroadas, saibam que nem todas as abelhas possuem ferrão. É isso mesmo e as lista das espécies é bem grande.

Atualmente, muitos apicultores brasileiros optam pela criação de abelhas sem ferrão que já habitam a região onde será implantado o apiário. Preferencialmente eles escolhem locais onde há maior incidência de enxames, para que a criação das abelhas se desenvolva com maior rapidez. Inclusive esse método não agride as abelhas, já que elas não serão retiradas de seu habitat natural.

Embora este seja o melhor meio para a implantação do apiário, algumas espécies de meliponídeas podem ser produzidas longe de seu habitat. Podemos citar a Uruçu Nordestina (M. scutellaris) e a Uruçu Amarela do Planalto Central (M. rufiventris rufiventris). Ambas são altamente adaptáveis a regiões distintas de seu meio de origem.

Quanto ao produto, o mel das abelhas sem ferrão tem alto valor no mercado, pois além de delicioso, possui inúmeros nutrientes benéficos para a saúde humana. Sua consistência, seu aroma e sua coloração são inconfundíveis quando comparados às características do mel da Apis melífera. Além de produzir mel, a criação de abelhas é realizada visando à polinização agrícola e à produção de própolis, pólen, geleia real e apitoxina.


Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?