WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O ácaro Varroa, grande inimigo das abelhas, está com seus dias contados

O parasita vive tanto dentro das larvas quanto nas abelhas já adultas, absorvendo a hemolinfa e diminuindo sua massa corporal

foto de uma abelha adulta

 

O ácaro Varroa, principal inimigo dos apicultores na República Tcheca e responsável pela morte de 35% das abelhas da região, está com seus dias contados. Especialistas afirmam que o parasita vive tanto dentro das larvas quanto nas abelhas já adultas, absorvendo a hemolinfa (fluido circulatório dos artrópodes), diminuindo, assim, sua massa corporal.

Após 20 anos observando o comportamento de uma colmeia instalada embaixo de um telhado, Roman Linhart, professor tcheco de apicultura, constatou que ela nunca foi atacada pelo Varroa, concluindo, portanto, que o ácaro não suporta a alta temperatura. Em seguida, o pesquisador desenvolveu e patenteou uma colmeia termosolar que aquece com o efeito do sol a uma temperatura máxima de 47 graus. Diferente das abelhas e do plástico termosolar, o Varroa sucumbe quando exposto à temperatura de 40 graus por mais de duas horas.

Os apicultores que concordaram em testar a colmeia termosolar relataram que o resultado foi 100% positivo, já que o equipamento eliminou completamente a presença do parasita, mostrando-se eficiente na solução do problema.

Por Silvana Teixeira.

Fonte: Associação Brasileira de Estudo das Abelhas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!