
O ácaro Varroa, principal inimigo dos apicultores na República Tcheca e responsável pela morte de 35% das abelhas da região, está com seus dias contados. Especialistas afirmam que o parasita vive tanto dentro das larvas quanto nas abelhas já adultas, absorvendo a hemolinfa (fluido circulatório dos artrópodes), diminuindo, assim, sua massa corporal.
Após 20 anos observando o comportamento de uma colmeia instalada embaixo de um telhado, Roman Linhart, professor tcheco de apicultura, constatou que ela nunca foi atacada pelo Varroa, concluindo, portanto, que o ácaro não suporta a alta temperatura. Em seguida, o pesquisador desenvolveu e patenteou uma colmeia termosolar que aquece com o efeito do sol a uma temperatura máxima de 47 graus. Diferente das abelhas e do plástico termosolar, o Varroa sucumbe quando exposto à temperatura de 40 graus por mais de duas horas.
Os apicultores que concordaram em testar a colmeia termosolar relataram que o resultado foi 100% positivo, já que o equipamento eliminou completamente a presença do parasita, mostrando-se eficiente na solução do problema.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Associação Brasileira de Estudo das Abelhas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.