
Mesmo diante do sucesso das mídias sociais, o correio eletrônico ainda se mantém firme entre as mais utilizadas e mais eficientes ferramentas de divulgação. O comércio eletrônico está entre os segmentos que mais usam esse recurso. Mas, o ideal não é adotar apenas ele e sim associá-lo a todos os outros meios de divulgação para multiplicar a presença da empresa no mercado.
Tanto a rentabilidade quanto os baixos investimentos são pontos a favor do e-mail marketing. De acordo com Camila Fusco, em notícia publicada na Folha de São Paulo, "números globais da Direct Marketers Association mostram que para cada dólar investido na ferramenta – algo em torno de R$ 1,95 –, há retorno de US$ 44,25 (R$ 86) em novas vendas". Segundo a matéria, pensava-se que com o tempo o e-mail marketing viesse a diminuir, dado o avanço das publicidades em sites como Facebook, Twitter e Google+. Contudo, o crescimento previsto para os próximos dois anos anuncia a permanência dele.
Para começar a implementar o marketing via-emal, confira dois dos passos sugeridos pelo CPT – Centro de Produções Técnicas
1- Planejar tipos, periodicidade e conteúdo: conforme os objetivos do seu site, e a sazonalidade de suas vendas, você poderá adotar diferentes periodicidades para o envio dos e-mails (newsletters e e-mails opt-in) e mandar informações personalizadas, com produtos e serviços para públicos diferentes dentro da sua lista de e-mails, conforme idade, sexo, região, entre outros.
2- Obter uma lista de e-mails: construa uma lista de clientes, com pelo menos os dados básicos (nome e e-mail), a partir dos contatos que você receber pelo próprio site. Crie uma área para seus clientes se cadastrarem para poder receber os e-mails deles, pedindo separadamente permissões para enviar newsletters e e-mails opt-in. De preferência, faça isso de forma automática, com o auxílio de algum sistema automatizado, senão esse esforço poderá tomar algumas horas do seu dia a dia.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.