Esse tal de Marketing...
Camarada famoso...
Um pouco sofisticado e, por isso todos desejam ser seu amigo...
Infelizmente, poucos são íntimos e nada entendem do seu agir e potencial...
Primeiro passo?
CONHECER!
O Marketing existe desde os primórdios da humanidade, porém como é conhecido atualmente é uma ciência recente. No período após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu uma queda dos padrões de consumo e perda do poder aquisitivo da população. Isto instigou o papel das propagandas e práticas mercadológicas mais fortes. A partir desse momento, o marketing foi se aprimorando até ser utilizado como um poderoso diferencial na competição entre empresas que buscam sucesso na satisfação dos seus clientes.
Segundo a definição feita pelo Sebrae, marketing é “toda a atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos do consumidor, mediante a compra de produtos e serviços”. Esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão). O marketing trabalha com quatro metas. A primeira é a produção de bens e serviços que atendam aos desejos e necessidades do consumidor. O segundo instrumento de ação é a escolha certa dos preços para cada produto. Em terceiro lugar é necessário que se tenha uma distribuição rápida e eficiente. E por último, a comunicação com o público. É importante saber utilizar os meios como propaganda, mídia impressa e eletrônica, promoção, sorteios, brindes, merchandising, mala direta entre outros.
Veja nos tópicos a seguir, onde a sua empresa se encaixa:
1 – Inovadora: antecipa as necessidades do cliente e lança produtos no mercado antes das outras. É caracterizada por ser criativa e atuante. Este tipo de empresa sabe o que é marketing e investe em pesquisa e desenvolvimento de produtos e propõe soluções corretas.
2 – Passiva: não gosta de correr riscos. Falta de espírito desbravador. Prefere ver para onde o mercado se inclina antes de tomar atitudes. Este tipo de empresa até pode se sair bem, mas dentro de um limite. Se fosse mais ousada, obteria melhor resultado.
3 – Fóssil: sempre atuou da mesma forma e não vê motivo para mudar. Conservadora, fechada, complacente. Esta empresa precisa se voltar mais para fora e ficar atenta à necessidade do cliente, e não a seus próprios hábitos e tradições.
Por: Ariádine Morgan
Se você se encaixa nos números 2 ou 3, ATENÇÃO: você precisa dar uma reciclada nos seus conhecimentos sobre marketing e melhorar a sua estratégia antes que seja tarde demais.
As pessoas não compram produtos. Elas compram soluções. Se a sua marca transmite confiança, o cliente será fiel.
Para isto o CPT - Centro de Produções Técnicas juntamente com a coordenação técnica da psicóloga Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, pós-graduada em marketing e consultora de várias empresas em todo o Brasil, produziu o cursos Marketing para Pequenas Empresas. No curso você terá uma visão completa sobre as teorias e práticas para o melhor exercício do Marketing. Os exercícios propostos te ajudarão nas pesquisas sobre clientes, vendas, promoções, trabalho com a mídia entre outras ações.
Após fazer e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade Online de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Quando pensar em desistir da estratégia por causa dos custos, pense em quanto deixará de ganhar com a não realização de uma determinada ação de marketing.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Karla
14 de mai. de 2021O marketing é uma área bem interessante...
Resposta do Portal Cursos CPT
12 de jun. de 2023Olá, Karla
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika