WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hoje é Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo

O Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo é uma forma de chamar a atenção da população quanto ao destino dos resíduos sólidos

Hoje é Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo

Reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Suas maiores vantagens são a redução do uso de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a diminuição da quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final, como aterramento e incineração”, afirma Maeli Estrela Borges, professora do Curso a Distância CPT Gerenciamento de Limpeza Urbana da Área Meio Ambiente.

Além disso, ao reciclar resíduos sólidos, reduz-se o desperdício e evita-se o depósito de lixo em locais impróprios. Sem falar na redução do consumo de energia na produção e na geração de renda da comercialização dos recicláveis. Mas para que a reciclagem aconteça adequadamente, é preciso planejamento e organização de toda a cadeia responsável pelo reaproveitamento do lixo partindo do consumidor.

Em muitos países europeus, as pessoas separam os recicláveis antes mesmo da coleta. No Brasil, essa prática ainda não é muito comum, principalmente em cidades que não têm estrutura para reciclagem. É preciso conscientizar as pessoas para que comecem a separar o lixo reciclável do não reciclável e do resíduo orgânico. Com isso, a transformação de papel, metal, plástico e vidro será realizada com maior qualidade e higiene.

Segundo o Cempre - Compromisso Empresarial para Reciclagem, o Brasil produz cerca de 7 milhões de toneladas de lixo urbano. Se não houver a separação adequada dos resíduos, apenas 1% destes pode ser reciclado. Por outro lado, quando as pessoas separam o lixo em casa, o reaproveitamento ultrapassa 70%. Felizmente temos um profissional que contribui diretamente com o processo de reciclagem, o reciclador de lixo. Mas isso não basta! É preciso que cada um de nós participe ativamente na seleção dos materiais recicláveis.

Não é coincidência que, todos os anos, em 22 de novembro, comemora-se o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo. Trata-se de uma forma de chamar a atenção da população quanto ao destino dos resíduos sólidos e orgânicos. Estes últimos podem ser aproveitados como fertilizantes naturais, por exemplo. Na verdade, reciclar preserva nossos recursos naturais a favor do meio ambiente.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Green Farm e Cursos CPT.

Confira o artigo "Limpeza urbana é responsabilidade pública" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?